»
S
I
D
E
B
A
R
«
Rosas Folhadas
Feb 10th, 2016 by M.J. Ferreira

Rosas Folhadas

Uma receita simples e gostosa que acompanha muito bem um café ou um chá. É fácil de fazer e o resultado compensa.

Ingredientes

Massa folhada q.b.
Maçãs cortadas ao meio q.b.
doce/geleia q.b.

Cortam-se as maçãs ao meio, descaroçam-se e depois partem-se fatias finas no sentido do comprimento.

IMG_5329

Com a massa folhada cortam-se igualmente tiras de cerca de 4/5 cm e cobrem-se de um doce/geleia a gosto. É melhor quando a massa folhada é rectangular. Contudo, eu usei a redonda e o efeito não se perde.

IMG_5330

Colocam-se as maçãs cortadas numa das partas da massa ficando cerca de metade de fora. Enrolam-se as tiras no sentido do comprimento e coloca-se (fica uma rosa) num tabuleiro adequado para queques ou em forminhas individuais. Polvilha-se com canela e vai a forno quente até cozer a massa.

IMG_5332

Retirar e bom apetite.

IMG_5333

Bolo de courgete
Jan 25th, 2016 by M.J. Ferreira

Uma forma de acabar com as bolachas cá por casa tem sido fazer um bolo por semana. Tem açúcar, bem sei, mas parece ser uma alternativa mais saudável.

Esta semana resolvi fazer um bolo de courgete. Já há muito tempo que tinha provado e fiquei com uma memória. O meu não ficou nada atrás. Para além de mais saudável que os pacotes de bolachas, também não tem gordura e é mesmo delicioso. Antes de torcer o nariz à courgete, o melhor é mesmo experimentar.

Bolo de Courgete

img_3528.jpeg

Ingredientes:

1 courgete grande

4 ovos

2 chávenas de farinha

2 chávenas de açúcar

2 colheres de chá de fermento em pó

Lavar a Courgete, cortar-lhe os topos e picá-la na picadora com casca. Bater as claras em castelo e reservar.

Bater bem as gemas com o açúcar e adicionar a courgete sem parar de mexer. Acres enter  a farinha e o fermento até ligar. Poor film, envoy ver suavemente as claras em castelo com uma colher (para não baixar) e lever a forno médio previamente aquecido até o palito sair seco.

Bom apetite. É delicioso.

Tarte de maçã (cremosa)
Jan 11th, 2016 by M.J. Ferreira

Não sei quanto tempo vai durar esta decisão mas tenho feito um bolo todas as semanas para evitar que o meu mais que tudo coma bolachas atrás de bolachas, no meio de bolachas e depois de bolachas. Um bolo demora vários dias a ser consumido por inteiro é apenas se come no fim das refeições a acompanhar o café. Muito menos consumo de açúcar  para nos irmos desabituando lentamente.

Hoje decidi-me por uma tarde de maçã um pouco diferente. Usei:

Uma base de massa folhada com que forrei uma tarteira. Descasquei e cortei em pequenas fatias quatro maçãs golden e fiz uma dose generosa de caldo maizena.

Coloquei a maizena em cima da massa e recheei-a com as maçãs tendo o cuidado de finalizar com as fatias a toda a volta em jeito de flor. Polvilhei com canela e levei a forno quente por aproximadamente 30 minutos.

Retirei do forno e pincelei com doce de tomate diluído num pouco de água que levei a ferver para dar brilho.

img_1074.jpeg

img_1073.jpeg

img_1075.jpeg

Licor de Poejo
Oct 25th, 2013 by M.J. Ferreira

As ervas aromáticas têm crescido viçosas e feito as delícias dos cozinhados. Uma delas, o poejo, resolvi, este ano, aproveitá-lo, igualmente, para um Licor à maneira.

Foi talvez há cerca de quatro, cinco anos que bebi o primeiro cálice de Licor de Poejo e fiquei fã. Contudo, é a primeira vez que o faço e logo com poejos do quintal 🙂

Foi assim:

1 mão de poejos
1 litro de aguardente
1 kg de açúcar
1 litro de água

Há cerca de duas semanas coloquei os poejos em infusão na aguardente e fui agitando estes dois elementos diariamente. Passado este tempo, escorri a aguardente e reservei. Coloquei ao lume o litro de água com o acúcar e deixei ferver por cinco minutos. Deixei arrefecer e juntei a aguardente. Depois, coloquei em garrafas previamente escaldadas, rotulei e está pronto para ser consumido passado mais ao menos um mês.

IMG_3272

IMG_3273

IMG_3274

IMG_3276

Quer provar? Venha cá para o mês que vem 🙂

Salame de Chocolate
Aug 28th, 2013 by M.J. Ferreira

Há bolos muito fáceis de fazer 🙂 O salame de chocolate é um deles.

Hoje, resolvi fazer um salame com a pimpolha pequena. Se bem o pensei melhor o fiz. Devo dizer que foi muito divertido e ela, com os seus dois anitos feitos em Março, é uma grande Ajudante de Cozinha. Vou promovê-la a “Sous Chef”(um nome mais bonito e actual)  já que a “Chef” sou eu 🙂

O sucesso foi completo e eu pouco fiz. Ela partiu as bolachas e eu só precisei de dar um pequeno toque em algumas que ficaram maiores. Para a mistura, como se faz tudo à mão, tratámos de as lavar cuidadosamente; embora, no fim, elas estavam uns autênticos chupa-chupas de chocolate 🙂 Yummy yummy 🙂

Vamos repetir, de certeza absoluta. Até porque é tão simples:

Ingredientes para 1 salame:

100g de manteiga

100g de açúcar

100g de chocolate em pó

1 ovo inteiro

200g de bolacha Maria

Preparação:

Parta a bolacha em bocados pequenos.  Amasse muito bem a manteiga com o açúcar, misture o ovo e bata muito bem. Junte o chocolate, volte a mexer bem e, por fim, as bolachas partidas.

Faça com o preparado um rolo, semelhante ao salame, e enrole-o em papel prata regado com o vinho do Porto (não usei, desta vez). Levar ao congelador.

Antes de servir cortar em fatias.

Bom Apetite!

Doce de Abóbora
Jul 24th, 2013 by M.J. Ferreira

Hoje, a minha filha trouxe-me metade de uma abóbora. Como não tinha congelador para a preparar devidamente para a sopa, decidi abrir a época dos doces cá em casa.

Depois de cortada aos bocadinhos, a abóbora tinha cerca de dois quilos de peso. Optimo, porque só tinha cerca de 800 grs. de açúcar amarelo, exactamente o que iria precisar. A estes dois ingredientes, juntei três paus de canela e sumo de duas laranjas gigantes.

Panela em lume muito brando, demorou cerca de três horas a ficar no ponto em que o queria. Dei um jeitinho com a trituradora para “esmagar” os pedacinhos maiores e, voilá!

Os dois quilos de abóbora renderam cerca de 1,600 de doce que coloquei em frascos adequados*. Ficou delicioso. Estou a falar a sério 🙂

* Fervi frascos e tampas antes da utilização e depois do doce colocado em cada um, ainda lhes dei uma fervura final antes de os tapar.

Que rica entrada :-)
Jul 18th, 2013 by M.J. Ferreira

Que rica entrada a de hoje ao almoço 🙂

Até faz crescer água na boca 🙂

Salada de fruta enriquecida com shot de melão 🙂

IMG_2906

IMG_2905

Estou cá uma “Chef” 🙂

Cubos (de gelo) com fruta
May 28th, 2013 by M.J. Ferreira

Há muito tempo vi nalgum sítio a sugestão de cubos de gelo com fruta como forma de refrescar sumos e “reservei” a ideia na caixa dos pirolitos.

Quando o calor começa a apertar gostamos muito de sangria. Para além de levar cubos de gelo, a sangria é uma bebida que tem fruta. Lembrei-me então de fazer  os cubos de gelo com fruta e têm sido um sucesso cá em casa. É muito fácil e, sem dúvida, dá um colorido e um sabor bem bom à sangria e não só. São optimos para intensificar o sabor do sumo de fruta. Por exemplo, um dos meus cubos de gelo de morango intensifica e melhora o sabor de sumo de morango. As bebidas ficam com cor e muito bonitas.

Falta apenas dizer como faço. Muito fácil.

Para fazer os cubos de gelo com fruta basta cortá-la em pedaços pequenos depois de a descascar e descaroçar 🙂 e colocá-la nas formas de gelo. No entanto, pode, igualmente, colocar-se essa mesma fruta no liquidificador e reduzi-la a puré; puré, esse, que se colocam nas formas para congelar. Se estiver num dia com veia criativa, quando prepara a fruta pode adicionar hortelã ou menta que dá um sabor muito agradável a “estes” cubos de gelo.

Hoje, preparei mais duas formas a pensar já no fim de semana :-). Nestes, usei morangos, melancia amarela e laranja. Experimente também. É fácil, é diferente e as bebidas ficam alegres e fresquinhas.

Cream Crackers Vaidosas
Apr 24th, 2013 by M.J. Ferreira

Dia do genrinho almoçar é sempre dia de entradas especiais. Hoje resolvi inovar e a experiência foi muito bem sucedida. Fiquei vaidosa e por isso, chamei-lhe Cream Crackers Vaidosas.

IMG_2471

Usei para as Cream Crackers Vaidosas:

8 cream crackers
8 rodelas de salpicão finas
8 pedaços de queijo de cabra
pêssego em calda fatiado finamente q.b.
8 folhas de manjericão
manteiga q.b.

No prato que ia servir coloquei as cream crackers barradas com manteiga. Salteei as fatias de salpicão numa frigideira sem qualquer unto e coloquei-as em cima das cream crackers. Seguidamente, um pedaço de queijo em cada uma e eu usei três lâminas de pêssego para decorar cada uma das crackers. Finalizei com uma folhinha de manjericão.

Yummy yummy 🙂

Pastéis de Ovo
Apr 24th, 2013 by M.J. Ferreira

Hoje resolvi aproveitar umas sobras de ovos moles para fazer uns pasteis. Ficou delicioso e é extremamente simples.

IMG_2470

Usei para os Pastéis de Ovo

1 embalagem de massa folhada
1 embalagem de ovos moles
amêndoa picada em cubinhos q.b.
açúcar com canela q.b.

Misturei os ovos moles com a amêndoa.
Estendi a massa folhada e formei vários círculos que recheei com a mistura de doce de ovos. Dobrei os círculos sobre si mesmos e depois fritei-os em óleo.
Depois de fritos, passar por açúcar e canela.

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa