»
S
I
D
E
B
A
R
«
Chegou mais cedo
October 30th, 2012 by M.J. Ferreira

Ouvir a discussão do Orçamento na Assembleia da República é ter a sensação que o Halloween chegou um dia mais cedo. É um autêntico culto pagão que cheira a mortos-vivos da festa das bruxas o que se passa por lá. Estão amortalhados os políticos, sejam os do Governo, os da coligação ou os da oposição. Mostram-nos um diálogo surdo, sem ressonância, onde não se consegue perceber, por um lado, o benefício anunciado em alguns campos(sectores) e, por outro, onde não se vislumbra, na oposição, qualquer política de relevância que seja minimamente capaz de fazer diferente e melhor.

Uma autêntica festa Halloween cheia de vampiros, fantasmas e monstros. “Vampiros, fantasmas e monstros” de antigos governos (hoje deputados, administradores ou simplesmente a estudar) que nos levaram ao estado em que estamos hoje e outros de espécies semelhantes que não souberam até hoje sair do coma, ligados a uma deficiente “máquina” que não comunica eficazmente, que se engana na informação, que vai tapando buracos destapando precipícios. Infelizmente, esta parceria de zombies persiste teimosamente numa máquina emperrada sem energia ou coragem para inverter a situação.

Os deputados e todo o barulho pestilento que as intervenções nos trazem bem parece aquelas festas de druidas sapientes (pseudo, no nosso caso) mas pouco eruditos em soluções sábias que estejam à altura das circunstâncias, a que se alia o cinismo e a hipocrisia demagógica de quem anseia pelo poder.

O Halloween chegou mais cedo e, se Hollywood fornece vários filmes de terror que criam angústia e ansiedade, esta discussão do Orçamento consegue criar no espectador uma aflitiva comoção do espírito (que receia o que pode suceder a curto/médio prazo) e uma enorme impaciência, a que se juntará um enorme sofrimento (cumprindo o que é certo por aí vir).

Que mais nos irá acontecer?


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa