»
S
I
D
E
B
A
R
«
Dia Mundial da Protecção Civil
March 1st, 2010 by M.J. Ferreira

Hoje, dia 1 de Março, assinala-se o Dia Mundial da Protecção Civil e por todo o país estão previstas muitas actividades de prevenção e sensibilização organizadas por várias entidades (Bombeiros, PSP, GNR, etc.) em diversos espaços, desde as escolas aos centros de dia.

Atendendo ao que tem sido a realidade meteorológica dos últimos tempos, com sismos (felizmente sem vítimas), chuvadas, tornados, inundações, derrocadas, rios de lama, não esquecendo os infelizmente tradicionais incêndios de Verão, não é demais pensar e louvar o trabalho desenvolvido por todos aqueles que fazem parte da Protecção Civil, não só no campo da prevenção de riscos, como no atenuar de situações de acidentes ou catástrofes, assistindo/socorrendo pessoas e outros seres vivos em perigo, protegendo bens, valores culturais, ambientais ou de interesse público e apoiando a reposição da normalidade nas áreas que tenham sido afectadas.

Penso, contudo, que cada vez mais devemos ter a consciência que acidentes e catástrofes não acontecem apenas aos outros e como diz o povo: “mais vale prevenir que remediar”. Será útil, portanto, adoptarmos no nosso comportamento algumas normas de conduta que ajudem na prevenção e autoprotecção que possam minimizar os efeitos nefastos de ocorrências que nem sempre se podem impedir.

Como cidadãos temos o direito de ter à nossa disposição informações concretas sobre os riscos colectivos e como os prevenir e minimizar os seus efeitos, caso aconteçam. Assim, podemos, com mais facilidade, apreender comportamentos correctos sobre como actuar perante uma catástrofe ou acidente grave, bem como criar as bases para uma cultura de prevenção e de segurança.

Se por um lado temos direito à informação, por outro, temos o dever de promover uma atitude pró-activa, nomeadamente através do cumprimento das medidas de prevenção que a Protecção Civil aconselha, assim como devemos assumir a nossa quota de responsabilidade na preparação da nossa família para situações adversas.

Vale a pena uma visita ao site da Associação Nacional de Protecção Civil. (clic no nome)


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa