»
S
I
D
E
B
A
R
«
O último feriado
October 5th, 2012 by M.J. Ferreira

Hoje é a última vez que é feriado no 5 de Outubro. Neste dia, comemora-se a implantação da República. Se recordarmos a história, aquilo que começou com tragédia acabou numa autêntica farsa! É que, nas comemorações efectuadas hoje, a bandeira da República foi hasteada de pernas para o ar.

Algumas interpretações, que carecem de melhor confirmação, dão conta que hastear uma Bandeira Nacional de pernas para o ar indica uma situação grave. Aliás, existem várias versões a esse respeito. Uma delas, indica que é uma forma de declarar a rendição perante uma força militar estrangeira (só espero, dada a nossa situação actual, que não seja aos senhores da Europa…). Uma outra, dá conta de que uma Bandeira hasteada de pernas para o ar, seja num navio ou em qualquer outro ponto significativo, significa um pedido de auxílio (ainda mais??? Já estamos com a corda ao pescoço. Por favor, não a estiquem nem a puxem mais. O sufoco já é grande!!!)

Uma coisa é certa. A bandeira, um dos símbolos da nossa República, estava mesmo de pernas para o ar! Ironia grande que, para além de indignação, ainda gerou muitos sorrisos. É que há muito que sabemos que os governantes anteriores colocaram este país de pernas para o ar e agora, para nos conseguirmos endireitar, até nós já estamos nesta incómoda posição. Dos meus bolsos já caíram todas as moedinhas…


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa