»
S
I
D
E
B
A
R
«
Dia da Não Violência
February 1st, 2012 by M.J. Ferreira

Ontem, dia 30 de Janeiro, passou-se mais um aniversário da proclamação pela ONU deste dia como o Dia da Não Violência em homenagem a Mohandas K. Gandhi cujo assassinato ocorreu nessa data, em1948. Trata-se de uma iniciativa voltada à educação para a paz, a solidariedade e o respeito pelos direitos humanos.

Em 2012, neste dia, em Portugal, as notícias de hoje dão conta de como foi este dia “celebrado” em alguns locais. Por exemplo, os jornais nacionais dão conta de que um jovem armado em mexilhão apalpou uma jovem e acabou morto, mais idosos forma encontrados sem vida em casa, crianças comem mal nas escolas. A PSP regista um forte aumento de posse ou tráfico de armas, há notícias sobre sequestro, predadores sexuais numa espiral de violência que cresce em número e em requintes de malvadez.

A nível internacional também há mais do mesmo. Continuaram a registar-se atentados e diversos ataques com feridos e mortos. Obama admite ataques de drones (porque estes não fazem um grande número de vítimas (?????)), um afegão estrangulou a mulher porque ela só lhe dava filhas, a Cruz Vermelha está impedida de trabalhar em várias regiões da Somália, etc., etc.

É caso para dizer: alguém se lembra/sabe que há mesmo um Dia evocativo da Não Violência?
É caso para pensar: será uma utopia um mundo sem violência?
É caso para agir: porque “a violência destrói o que ela pretende defender: a dignidade da vida, a liberdade do ser humano” (João Paulo II)

Um pouco por todo o país, o dia assinalou-se em diversas escolas através do dia Escolar da Não-Violência e da Paz – uma actividade levada avante pelo pedagogo e poeta espanhol Llorenç Vidal. A comemoração, partir de 1964, teve como primeiro objectivo chamar a atenção para a necessidade de uma Educação permanente pela Não-Violência e pela Paz. Aliás, a escola – a par da família – é um local privilegiado para educar mentes, formar o caracter, fomentar a solidariedade, a partilha, a tolerância e o respeito, tudo características tão necessárias e urgentes nos pequeninos e pequeninas que serão os homens e as mulheres de amanhã.

Ontem foi o Dia da Não Violência. Há que ter esperança!!! porque, “uma das coisas importantes da não violência é que não busca destruir a pessoa, mas transformá-la” (Martin L. King)


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa