»
S
I
D
E
B
A
R
«
Ironia
January 17th, 2012 by M.J. Ferreira

Havia um interlúdio de comédia em que um dos intervenientes dizia qualquer coisa como: desculpem lá qualquer coisinha. Lembrei-me deste dito porque, mal ouvi as notícias pela manhã, deu-me para a ironia.

Desculpem lá a ironia mas, quando ouvi que a reunião da concertação social, ontem, terminou noite dentro, percebi imediatamente porque é que a CGTP abandonou a reunião à hora do almoço. Infelizmente, essa é a central sindical que gosta muito de greves, palavras de ordem gastas de tanto uso, cartazes que se repetem, t-shirts à maneira, etc. etc., à custa da cassete contra os patrões, contra os ricos, contra a exploração dos trabalhadores, bla bla bla.

Ora, podia lá ser que os ditos aguentassem tantas horas de trabalho. O melhor era mesmo ficarem-se pela hora do almoço. Assim fica mais fácil barafustar e organizar uns quantos já habituados a piquetes para defenderem o direito à greve e impedindo, algumas vezes, o direito de quem quer trabalhar e andar com este país para e frente face à gravidade da situação que atravessamos.

É triste que haja sempre alguns que criticam, criticam, mas sem apresentarem alternativas viáveis que nos devolvam a dignidade enquanto povo, enquanto nação. É triste que os que se dizem democratas acima de qualquer suspeita, que se dizem defensores dos direitos dos trabalhadores, do estado social e mais não sei quê, são precisamente aqueles que abandonam os centros de decisão, não sendo capazes de mostrarem a humildade necessária para se ultrapassarem preconceitos. Estão castrados de ideias e alternativas, impotentes no seu egoísmo e por isso pouco solidários com todos os que não pensam, não falam e não fazem as coisas da mesma forma.

Desculpem lá a ironia mas tais senhores querem emprego mas não querem trabalho e só o trabalho – e trabalho árduo – será capaz de devolver a saúde à democracia que um dia usou cravos vermelhos nos canos das espingardas.

Desculpem lá a ironia mas é claro que a CGTP abandonou o barco à hora do almoço. Não queriam mais nada estar em reunião tantas horas. Que exploração. Livra que é muito mais fácil dizer que não se concorda, que os do governo e os patrões são uns exploradores e uns ladrões que roubam tudo ao povo e que é por causa deles que há crise. Livra! Chega-te para lá que o descanso nunca fez mal a ninguém.

Desculpem lá qualquer coisinha mas hoje deu-me para a ironia 🙂


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa