»
S
I
D
E
B
A
R
«
A caneca da minha organização
August 3rd, 2011 by M.J. Ferreira

Hoje conversei com uma senhora sobre os meus hábitos de trabalho em casa enquanto esposa, mãe e até avó e, a determinada altura, contei-lhe sobre a caneca da minha organização.

Têm dúvidas sobre se a caneca existe ou se eu estou a brincar?
Existe, sim senhora. Cá está ela:

Isto de estar em casa também requer organização e alvos. Eu explico melhor. Se o trabalho está definido, cada vez que se atinge o que estava proposto, isso significa uma vitória e a motivação necessária para continuar. Também ajuda a lidar com os imprevistos porque há uma minimização do que seria o “caos” possível.

Ao contrário do que possam pensar sobre este tipo de organização; pelo menos para mim, não há o perigo de cair na rotina. Semana após semana arranjo sempre maneira de me divertir com pequenas diferenças,nem que seja por causa da música que proporcionou uma “dança” diferente no limpar do pó, no lavar do chão ou no preparo das refeições.

Pois… pois… a rádio é essencial para as tarefas caseiras. A alegria está garantida se nos deixarmos levar pelo som. Se soubermos trautear as letras ainda melhor. Se não, o “la la la la” costuma funcionar. Antes de apresentarem desconfiança, devem experimentar.

Depois, porque o horário é flexível permite, igualmente, “ganhar” tempo para mim própria. É essencial ter esse tempo para mim. Serve para recarregar baterias e fazer outras coisas que gosto. Mas no caso do tempo escassear, a caneca também prevê que Sábados e Domingos seja descansar e divertir. Está ou não bem organizado?

E pronto. Na caneca da minha organização encontro estímulos e motivação para o que é necessário produzir. Àqueles, adiciono alguma diversão e aí está uma receita para uma produtividade acima da média que é devidamente compensada pelo apreço da família e um enorme sentimento de felicidade e bem-estar.


2 Responses  
  • L E N A writes:
    August 8th, 2011 at 7:10 pm

    Isto fez-me lembrar aquela… Oar zumba na caneca, ora na caneca zumba… o diabo da caneca…
    Ai se ela fosse minha, lhe garanto que muito zumba ela ia levar!Oh,Oh!

  • M.J. Ferreira writes:
    August 9th, 2011 at 9:45 pm

    Ora aí está uma canção toda gira para as tarefas da caneca. SIm senhora! A Lena tem uma imaginação criativa zumba, zumba, zumba,… :o))


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa