»
S
I
D
E
B
A
R
«
Não dá para acreditar!
March 28th, 2011 by M.J. Ferreira

Sábado soubemos que um amigo deu entrada no hospital de Santa Maria de urgência. Exame para aqui, exame para ali, descobriram num raio X, a determinada altura, que um dos pulmões tinha uma pequena mancha. Como o sintoma que o tinha levado às urgências se prendia com perda de sangue pela boca, os médicos pediram um TAC para determinar mais informação sobre a dita mancha.
Surpresa das surpresas. No sábado, não havia técnico para funcionar com a máquina do TAC e transferiram o nosso amigo para o Pulido Valente.

Então não é que o internaram à espera de segunda feira para fazer o TAC? Não dá para acreditar!
Há muito tempo que digo à boca cheia que defendo, a par do que é que seja a Segurança Social, um regime privado que, em vez daquele, poderia ser preferido por quem contribui. Eu pessoalmente há anos que tenho um seguro de saúde a par da Segurança Social com o seu Serviço Nacional de Saúde. Abençoado seguro que me permite consultar, sem listas de espera, os especialistas médicos que necessito na altura em que é necessária. Abençoado seguro que já permitiu várias intervenções cirúrgicas, uma delas com internamento “de luxo”. Em relação à segurança social, com o seu serviço nacional de saúde… devo dizer que continuam a não me marcar consultas pela internet ou pelo telefone, não há especialistas disponíveis, exames são marcados com algum atraso e para consulta no hospital são vários meses.

Sinceramente, se me dessem a optar, para onde eu queria fazer descontos, não tenho dúvidas que escolheria um sistema privado e planos de reforma que não sofressem alterações constantes relativamente à idade, aos anos de desconto, etc., etc..

Infelizmente, tenho de descontar para a Segurança Social para andar a pagar reformas que, mesmo em tempo de crise, não obedecem a um máximo coerente com os tempos que vivemos e ainda por cima ameaçam ser cortadas em importâncias mais baixas. Ando a descontar para a Segurança Social para um Estado que não tem a certeza se terá condições de me reformar e me pagar a dita cuja. Ando a descontar para a Segurança Social e, no meu caso, esse desconto nem é social, nem me dá qualquer segurança presente ou futura. Devia poder escolher. Devíamos poder escolher.

Agora, e voltando ao meu amigo, transferido entre hospitais e internado pelas urgências, ficou sem saber o que tem porque… ao fim de semana não havia (ou, não há ?) técnico para fazer um TAC!!! Não dá para acreditar!!!


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa