»
S
I
D
E
B
A
R
«
Casos de Polícia e da Polícia
January 19th, 2011 by M.J. Ferreira

Enquanto cá se vai dando publicidade à fuga de dois brasileiros em prisão preventiva por introduzirem quase duas toneladas de cocaína no país, na passada terça-feira à porta do DCIAP, em Lisboa, depois de terem atacado os guardas prisionais com gás-pimenta quando estes abriram a porta lateral da carrinha celular, surge hoje a notícia de uma senhora de 84 anos que não se deixou intimidar perante uma tentativa de assalto.

No caso da fuga e apesar da irritação nos olhos, os polícias ainda dispararam contra os fugitivos e evitaram a fuga de um terceiro preso. Felizmente não acertaram em nenhum dos meliantes pois a consegui-lo teriam certamente despoletado o ódio visceral de uma certa classe social cá do “burgo” para além de inquéritos da hierarquia, as parangonas na comunicação social falando sobre o uso de força desigual, comentários xenófobos sobre a nacionalidade dos detidos e os sindicatos a falar da falta de condições para se trabalhar adequadamente. Não é fácil ser Polícia em Portugal.

É sempre a mesma coisa cá pela terrinha: os polícias são os maus da fita e os ladrões e outros criminosos os pobrezinhos e os desgraçados das vítimas ao ponto de, neste caso, se terem conseguido desalgemar e terem um spray a jeito para pulverizar os guardas. O que eu gostava mesmo de saber era como é que abriram as algemas e de onde veio o pulverizador e como é que aqueles detidos o tinham com eles.

Felizmente há locais onde os maus são sempre os maus (ladrões e outros criminosos), os polícias são respeitados, as pessoas que se defendem premiadas e as autoridades locais agem em conformidade. Ao que parece numa localidade do Reino Unido uma octagenária não foi de modas e face à invasão da sua propriedade tratou de gritar para alertar a filha e usar a bengala no meliante que se preparava para a roubar. Atacado pelas duas mulheres, o meliante foi apanhado e prontamente condenado. Para ler a história basta carregar AQUI.

Grande senhora e que sorte a dela viver e morar na Inglaterra. Assim, para além de ter sido louvado o seu acto, também não há perigo de ser considerada agressora, nem de lhe tirarem a bengala que é como quem diz.. a arma. Por cá, certamente seria feita uma petição para as bengalas serem consideradas uma arma letal de defesa pessoal que obrigaria a licença de uso e porte…


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa