»
S
I
D
E
B
A
R
«
A semana do Natal – Quinta-feira
December 23rd, 2010 by M.J. Ferreira

Amanhã já é Noite de Natal. Durante o dia vou ocupar-me a fazer as iguarias doces que foram escolhidas pela família para este ano, o que significa que, para além das calorias quando as provar, fico com as calorias todas da execução, dos cheiros característicos dos ingredientes e com as calorias que o carinho que ponho em cada doce provoca enchendo-nos o peito de alegria.

Alegria é também o que se sente com as mensagens dos amigos. E que bom é ter o calor da amizade quando o tempo está tão frio. O calor da amizade e o calor da família. Porque o Natal é, também, uma festa de família. É com aqueles que nos são queridos que passamos este tempo que se quer de tranquilidade, paz, saúde e muito amor. Recordamos os que já não se encontram entre nós e o exemplo de vida que representaram.

Uma festa de família que une não só a família cristã como junta famílias de todas as raças, credos, religiões e ideologias que, não celebrando o nascimento de Jesus, se juntam numa reunião informal de verdadeira festa e partilha.

Mas, em tempos de crise, a solidariedade e a partilha para os que têm muito pouco e/ou que têm perdido trabalho e projectos de vida não pode ser um sentimento vazio mas, antes, uma empatia afectuosa e sensível que nos leve a agir com compaixão. Compaixão não é mais, nem menos que amor em acção. Precisamos partilhar amor, precisamos repartir a nossa mesa, dividir as nossas roupas, estremar a solidariedade e a generosidade. Amor em acção não são palavras vãs, antes, implicam responsabilidade e magnanimidade.

Amor em acção é o exemplo que tenho escrito intensamente ao longo da semana quando afirmo que o Natal começou no coração de Deus e se completa quando atinge o coração do homem. É por isso universal e está disponível universalmente. E, é por isso, igualmente, que ao alcançar o coração do homem pode ser Natal todos os dias. Todos os dias amor em acção.

Hoje é Quinta-feira. Antes da grande azáfama de amanhã, proponho aqui e agora um brinde com todos vocês, amigos que conheço e outros cujo rosto desconheço mas que aprendi a gostar e a escutar com o gosto próprio de quem gosta verdadeiramente. Um brinde que tenha a ver com esta festa da família por excelência. Um brinde que nos una, independentemente do que somos ou de onde somos.

Não temos cálices ou espumante mas que possamos deixar escapar um sorriso e alegrarmos-nos.
O brinde que proponho é simples: Nesta festa da família, no Natal de 2010, um brinde a todos os presentes e ausentes que temos no coração.
Até amanhã e… façam o favor de ser felizes!


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa