»
S
I
D
E
B
A
R
«
Não seja pessimista
November 22nd, 2010 by M.J. Ferreira

Não seja pessimista e nem dê ouvidos ao pessimismo!!!

Se olharmos para o desenho da nossa existência não há esquina a que não possamos desenhar um arco e não há arco a que não possamos fazer um ângulo.

E depois, o que é a felicidade? O conceito, penso, pode variar de pessoa para pessoa. No entanto, acredito que a felicidade não está nas coisas mas dentro de nós e revela-se na maneira como encaramos cada pequeno detalhe da nossa vivência.

Mas, também penso eu de que, como diz o outro, que por vezes deixamos-nos tropeçar nas pedritas e pedregulhos que nos aparecem pelo caminho e desaprendemos de andar direitos, olhar em frente. Passamos a recear a queda; vivemos atormentados pela angústia e pela ansiedade.

Também penso que se torna mais fácil quando torneamos ou movemos completamente os obstáculos da nossa vida. A maravilha desse exercício é que, muitas vezes, e até é aconselhável que assim seja, isso é feito com uma mão amiga, um abraço terno, uma palavra de motivação, um sorriso, uma lágrima partilhada, um silêncio,… Cada obstáculo que é colocado à nossa frente, não tem a intenção de nos fazer tropeçar, antes ensina-nos a saltar, com confiança, determinação e a coragem proveniente da convicção no nosso próprio valor.

Pronto, Já não vou pensar mais por agora. Até que, tantos pensamentos fazem-me pensar que o que pensamos afinal pode não ser pensado da mesma forma pelos outros.

Por isso, devemos pensar, antes de qualquer outro pensamento, em sermos bons ouvintes que escutam e pensam cada pensamento ouvido em palavras ou murmurado em cada silêncio para que os outros que, tal como nós, têm o seu próprio pensamento, não se sintam menosprezados e possam pensar e sentir que são pessoas que nos merecem consideração, independentemente de pensarmos ou não igual.

Mas depois de tanto pensamento pensado, escrito e partilhado, voltemos ao original. Não sejam pessimistas e nem dêem ouvidos ao pessimismo!


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa