»
S
I
D
E
B
A
R
«
Magusto
November 11th, 2010 by M.J. Ferreira

Dia de São Martinho vai-se à adega e prova-se o vinho.

Cuidado com o número de adegas que se visitam… porque senão ainda se adormece a descascar castanhas e a provar o vinho novo que, por ser novo, escorre bem depressa. 🙂

Pois hoje é dia de São Martinho e, por isso, dia de Magusto, uma das festas tradicionais mais populares. Grupos de amigos e famílias juntam-se à volta de uma fogueira onde se assam castanhas ou bolotas para comer, bebe-se a jeropiga, água-pé ou vinho novo, fazem-se brincadeiras, as pessoas enfarruscam-se com as cinzas, cantam-se cantigas.

Para além da fogueira, em muitos locais de trabalho, os colegas organizam-se e cada um “dá” uma coisa para um Magusto informal entre todos. O que não pode faltar é mesmo alegria e camaradagem porque se não há castanhas, há figos secos e nozes, se não há água-pé, há palheto e se não houver jeropiga, há Porto ou Ginja. Também fica bem uma broa e um chouricinho à maneira.

Hoje há jantar à maneira e o nutricionista que feche os olhos ao que eu espero comer ou… então, não me posso esquecer de levar tampões nos ouvidos quando for à consulta. Também, não é sempre que temos um jantar de família com compadres e, por isso, como se costuma dizer: “seja o que Deus quiser; chega-te para cá mulher”.

Olhem… tenham um excelente Magusto e fiquem-se com o Homem das Castanhas, cantado pelo Carlos do Carmo, no velhinho tempo do escudo, porque em euros, a castanha assada não é nada barata: uma dúzia = 2 €. Mas vale a tradição e o cheirinho que elas deitam (as podres e tudo).


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa