»
S
I
D
E
B
A
R
«
Como é que pode ser inaceitável?
June 8th, 2010 by M.J. Ferreira

Hoje no Sol online leio uma notícia que, referindo-se ao Centenário da República, afirma que o Bloco de Esquerda considera inaceitável a evocação da Mocidade Portuguesa. Nas palavras do deputado Pedro Filipe Soares, a evocação da Mocidade Portuguesa numa cerimónia comemorativa do Centenário da República é “uma revisão inaceitável da História” e criticou o facto de a iniciativa envolver crianças.

Permito-me discordar. Como é que o passado pode ser uma revisão inaceitável da História?

De forma alguma podemos ignorar o passado. Ignorá-lo é não o perceber, é escondê-lo como de uma vergonha se tratasse. É nem tentar entendê-lo no contexto em que foi vivido. É apagar memórias, é extinguir sonhos e realidades, é diminuir todo um povo e fazer desaparecer as suas raízes.

Pessoalmente, por mais mau que o passado possa ter sido, é ele que nos permite viver o presente sem repetir os mesmos erros e construir o futuro que se deseja.

O futuro para ser sólido precisa de alicerces. Esses são todo o nosso passado, toda a nossa História com que diariamente estabelecemos as bases do presente rumo ao amanhã que se aproxima.


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa