»
S
I
D
E
B
A
R
«
Até me engasgo a rir. Isto é de “chorar” (mas não) por mais …
May 13th, 2010 by M.J. Ferreira

Não há dúvida que nos querem bem-dispostos. Até me engasgo de tanto rir com a anedota que este país se tem tornado. Vêm-me até as lágrimas aos olhos. É mesmo de chorar (e literalmente)… (MAS NÃO) por mais…

Ironia das ironias:
Uma notícia do dia de hoje que dá conta que os portugueses trabalharam 133 dias este ano para pagar impostos. Quer isto dizer que os portugueses trabalharam este ano 133 dias para pagar todos os seus impostos. Pelo menos, é o que diz um estudo da Associação Industrial Portugal e da Confederação Empresarial que conclui que hoje é o dia da libertação dos impostos. Isto significa que hoje o português médio já terá ganho o suficiente para cumprir as obrigações fiscais. Em relação a 2009 foi necessário mais um dia, menos 5 que em 2008.

Há cerca de duas semanas, o chefe do Governo garantiu que não iria mexer nos impostos, em concreto no IVA, apesar de todos os especialistas dizerem que a subida era inevitável para cumprir as metas do défice. Afinal, hoje, o Governo prepara.-se para aprovar o aumento do IVA e do IRS sobre vencimentos. Logo, o que na semana passada era uma verdade verdadeira, hoje é uma verdade à Sócrates, quer dizer é mentira.

Ainda como notícia do dia de hoje,José Sócrates e Passos Coelho têm quase fechado o novo pacote de austeridade que prevê cortes na despesa e nova tributação. Novo imposto sobre os salários chega a 1,5%.  Governo e Oposição já chegaram a um acordo sobre as medidas para baixar o défice.  De acordo com notícias económicas aqui está o que vai mudar (isto se ainda não sofrer alterações amanhã…)

Medidas do lado da receita

– IVA sobe 1 ponto percentual em todos os escalões
(A taxa normal do IVA sobe de 20% para 21%, a taxa sobre os produtos de primeira necessidade avança de 5% para 6%, e nos restaurantes, o IVA sobe de 12% para 13%.)

– Nova taxa sobre os salários
(Para quem ganhar até cinco salários mínimos, ou seja, 2.375 euros por mês, será criada uma taxa extraordinária de 1%, e, quem ganhar acima deste valor  pagará 1,5% de imposto extraordinário todo os meses.)

– Grandes empresas e banca vão ter uma tributação adicional de 2,5% sobre os lucros

Medidas do lado da despesa

– Salários dos políticos, gestores públicos e reguladores descem 5% já em 2010
(Ministros, deputados, membros do Governo, autarcas, administradores de empresas públicas e reguladores, como CMVM e Banco de Portugal, vão ter um corte de 5% nos salários.)

– O Estado vai fazer ainda cortes nas despesas com bens e serviços

Conclusão: o Dia da Libertação dos Impostos já não é hoje. Nem o Papa nos vale.


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa