»
S
I
D
E
B
A
R
«
Dia do Combatente
April 9th, 2010 by M.J. Ferreira

Diz o Borda d’Água, “o verdadeiro Almanaque”, como se intitula ao longo de 80 anos, que hoje, 9 de Abril, é Dia do Combatente.

São muitos os municípios onde se assinala hoje o Dia do Combatente que, como escreve o site do Governo Civil do Distrito de Faro, é uma “efeméride do mais transcendente significado nacional, que concretiza a homenagem de Portugal a todos os seus filhos na defesa da integridade pátria ou no cumprimento de missões internacionais, alguns deles com o sacrifício da própria vida.”

Pessoalmente, tenho dúvidas se esta acalorada definição dirá alguma coisa às novas gerações de jovens que se irão transformar nos homens e mulheres de amanhã. É por isso, que não podemos deixar morrer a nossa História e mesmo que os modernos livros que a relatam sejam omissos ou outra coisa qualquer, há que divulgá-la e percebê-la. Aprender com o que fizemos e defendemos no passado, identificar o que esteve bem e onde errámos, compreender contextos, atitudes, decisões e actos. Não podemos apagar o nosso passado sob o risco de não sabermos viver o presente e comprometermos o nosso futuro.

Portugal é pródigo, na sua história, em ideais e sonhos por que foi necessário combater, em descobertas e conquistas por que foi necessário lutar, em heróis que pela fé ou por atitudes inesquecíveis venceram batalhas, em homens e mulheres que vestindo, seja a farda da defesa da Pátria, seja a farda de força de segurança ou da defesa da protecção civil ou da simples cidadania, ainda hoje, plantam a semente da liberdade, da paz e de uma vida melhor para todos aqueles que juraram defender, protegendo de perigos e ameaças uma sociedade que nem sempre os compreende e assaz critica.

Não tenho dúvidas que merecem uma homenagem sentida de agradecimento todos aqueles que por alguma forma chamamos ou identificamos como combatentes; por tudo o que fizeram, fazem e farão, quantas vezes sendo desconhecido de todos nós, o seu sacrifício sem esperar recompensa, a sua entrega humilde e total, o seu medo abafado pela firmeza de ânimo diante dos perigos, a sua perseverança e coragem que nos proporciona estabilidade e segurança.

Bem hajam!


2 Responses  
  • Lena Freixo writes:
    April 9th, 2010 at 6:27 pm

    Bem hajam, sim!

    Também o pai do meu pai foi combatente em França, felizmente dos que regressaram!

    Desde sempre fui ouvindo minha mãe dizer que ela fazia anos no dia do aniversário da batalha de Lally! Não sei como foi que essa informação lhe chegou, pois o estudos que tem são poucos.

    E foi hoje que completou 90 belos anos!

    O seu corpo deixa ver os muitos anos que passaram, mas o pensamento e a vontade de viver é de uma pessoa muito mais nova, ainda com vontade de fazer muita coisa, mas que as fracas forças que o corpo teima em gradualmente perder, não deixa! Queria muito aproveitar este sol e sair com ela,como há alguns anos atrás, mas apenas foi possível comemorar dando-lhe à boca o almoço que ela pediu “ou aceitou” que levásse, mas que apreciou! Já só peço que seja possível ela ir vivendo pelo menos como está. Que não sofra fisicamente demasiado!

  • M.J. Ferreira writes:
    April 9th, 2010 at 6:42 pm

    É sempre extremamente comovida que leio e vivo o partilhar de testemunhos de filhos e filhas sobre o amor que nutrem pelos seus pais, independentemente da idade e da saúde que têm ou começa a rarear. Um amor desinteressado, atento, de mil cuidados, sem recompensa que não seja gozar da companhia daquele(s) ser(es) humano(s) que nos criou, que nos ensinou, que nos deu valores e que no olhar cansado da vida que já viveram nos agradecem a ternura do gesto, o carinho de uma festa, a presença que vale mais que mil palavras.
    Parabéns do fundo do coração à mãe e à família que não a deixa deixar de ser quem é: a mãe adorada e tão amada nos pequenos gestos.


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa