»
S
I
D
E
B
A
R
«
Amanhã já é sábado
February 26th, 2010 by M.J. Ferreira

Amanhã já é sábado outra vez. O tempo passa mesmo muito depressa; sobretudo, penso, a partir da década dos 40. É, pois, necessário dar valor a cada dia, a cada instante, a cada pessoa que temos ao nosso lado e a todos que, de alguma forma, se cruzam connosco nesta peregrinação fascinante que se chama vida.
Hoje vamos jantar fora. É um jantar para comemorar o aniversário de um grande amigo nosso. O aniversário que, de certa forma, representa um milagre de vida.

Este amigo, o ano passado sofreu um acidente cerebral, com paragem cardíaca e, após dois longos meses em coma, renasceu para uma graciosa nova existência. Não tem sido fácil “reaprender”, se assim posso dizer, a vida diária consigo próprio. A memória tem-o “atraiçoado” e é necessário dar-lhe constantemente a informação necessária para que ele se identifique com o homem que foi e que continua a ser. Felizmente tem tido a seu lado uma companheira fiel e é bonito ver a cumplicidade e o carinho que demonstram um pelo outro. As filhas, a mãe das filhas e os netos completam este quadro familiar, alargado aos amigos que não deixam de o acarinhar.

Nem sempre são fáceis os relacionamentos mas tudo passa a ser mais acessível quando descobrimos o verbo amar. Amar é um sentimento desprendido de competição, de interesses, de egoísmo, de ciúme. Amar é dar, é libertar, é perdoar, escutar, ouvir, abraçar e apoiar. Amar é generosidade e paciência, lágrimas e risos, partilha e cumplicidade. Amar é confiar e ter esperança. Amar é um presente divino que torna as vidas abençoadas e em paz.

Hoje vamos jantar com o nosso amigo e dar graças pela sua vida. E quando lhe chamo amigo, eu quero dizer, um membro da família que vamos construindo ao longo da nossa existência. Porque os amigos são isso mesmo: família; pessoas com quem nos sentimos bem, com quem podemos ser sinceros, que nos conhecem na adversidade e, num mundo que se faz deserto, o oásis que sacia as nossas faltas.

Felizes daqueles que encontram amigos assim.
Até segunda.


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa