»
S
I
D
E
B
A
R
«
Almoço de Genrinho
February 25th, 2010 by M.J. Ferreira

Hoje o meu genrinho veio fazer-nos companhia ao almoço. Vai daí, a sogrinha esmerou-se nos pratos cozinhados. É por essas e por outras que sou considerada a melhor sogrinha do mundo inteiro e arredores. Para ele, essa figura sinistra e bizarra que o povo tem baptizado de “sogra” nem sequer é uma miragem, quanto mais algo imaginável. Ele não consegue acreditar em sogras como sendo “fardos pesados de carregar” e eu também não tenho nenhum bom exemplo para me “mascarar” de forma tão pejorativa. Portanto, não estou em risco de ser reciclada! 🙂

Vem tudo isto a propósito do almoço e, como há imenso tempo que não “posto” nenhuma receita, calha mesmo bem porque inventei a sobremesa que provámos e gostámos. Então, o melhor é “registá-la aqui no blog para quando quiser repeti-la. Devo dizer que aproveitei frutas cristalizadas que tinha dos “bolos rei” que consumimos em Dezembro e Janeiro. Tal como o resto do bolo rei foi aproveitado, como oportunamente aqui escrevi, também as frutas que habitualmente estão em cima daquele, tiveram agora a sua utilidade.

Chamei-lhe “Empada Real” e eis como fiz:

1 base de Massa Quebrada fresca (comprada em qualquer grande superfície)
Frutas cristalizadas cortadas em quadrados pequenos e embrulhadas em farinha (mais ao menos 10 colheres de sopa)
Nozes partidas em bocaditos (3 colheres de sopa)
3 colheres de doce de melancia (pode ser usado qualquer outro, ou até mel)
2 colheres de sopa de açucar amarelo)
canela para polvilhar

Retirei a massa da embalagem e estendi-a na bancada da cozinha. No centro espalhei o doce e, por cima deste, coloquei as frutas cristalizadas, as nozes, o açúcar e polvilhei tuco com bastante canela.

De seguida, dobrei as pontas da massa sobre aquele recheio, em forma de empada, e pincelei com uma gema de ovo. Coloquei então a “empada” numa forma para ir ao forno cozer.

Esperei o tempo apenas necessário para a massa ficar cozida e, em cima, o ovo ficar dourado. Retirei e servi depois com natas batidas em chantilly e gelado.

Para quem gosta de frutas cristalizadas é óptimo e muito fácil de fazer.


4 Responses  
  • Comadre writes:
    February 26th, 2010 at 4:19 pm

    Bem, comadre, neste momento até eu gostava de ser tua nora, que bom aspecto
    Bjs

  • M.J. Ferreira writes:
    February 26th, 2010 at 6:31 pm

    Olha comadre, pode ser que assim não te esqueças de arranjar um jantarinho, feito cá pela comadre, quando cá estiver o Gordo. 🙂

  • Lídia writes:
    March 3rd, 2010 at 1:49 am

    Mas que Maria tão prendada!
    😀

  • M.J. Ferreira writes:
    March 3rd, 2010 at 10:09 am

    Então não te lembras daquele famoso retiro com nós as duas na cozinha?


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa