»
S
I
D
E
B
A
R
«
Recebeu uma nova mensagem
January 29th, 2010 by M.J. Ferreira

Muitas vezes recebemos na nossa caixa de correio electrónico uma série de “apresentações” que nos oferecem conselhos, acções, advertências ou comportamentos, muitos deles com um agradável som de fundo.

Gosto de os receber. Principalmente, porque nos dias que correm, em que o computador tem sido um canal de comunicação de primeira importância, substituíndo telefonemas, cartas e cartões,  eles acabam por revelar, da parte do emissor, uma atitude de simpatia para connosco ao eleger-nos como um dos privilegiados para a recepção.

Somos livres de os “abrir”, de os “ler”, de os “reencaminhar” e até de os “apagar”. Frequentemente podem resultar no encorajamento que estávamos a precisar, na motivação que se encontrava distante, no sorriso a partilhar, nas lágrimas solidárias que a vivência ou a saudade colocam nas amizades.

Face ao que vivemos, com as notícias hoje a apontarem o desemprego no passado mês de Dezembro em 10,4%, com novas classes sociais a sublevarem-se nas ruas, com centros fulcrais da democracia em profundo estertor, é quase uma utopia, um projecto de vida que parece ilusório continuarmos optimistas face ao desânimo, de cara alegre face ao quotidiano, com esperança face à demagogia. Acredito que uma atitude da nossa parte solidária e atenta, que alente, que anime, que estimule, que apoie, que incuta coragem, pode fazer a diferença face à apatia, ao desânimo, à melancolia, ao cansaço, à ansiedade que grassam quantas vezes tão perto de nós.

Há muitas formas de ajudar. Nem sempre são as monetárias as mais adequadas, embora as nossas responsabilidades e os nossos sentimentos de partilha pelo sofrimento alheio não nos deixe descurar essa parte dentro das nossas possibilidades. Mas, penso, igualmente, que prestar auxílio a alguém pode passar por uma atitude pró-activa da nossa parte que provoque no outro uma acção perante determinada situação.

Voltando ao princípio, hoje recebi um mail que indicavam 13 passos para serem seguidos e que quero partilhar com cada um de vocês. São eles:

1) Por muito que lhe falem de tristeza… prossiga sorrindo!
2) Por muito que lhe demonstrem rancor… prossiga perdoando!
3) Por muito que lhe provoquem decepções… prossiga confiando!
4) Por muito que lhe ameacem com o fracasso… prossiga apostando na vitória!
5) Por mais que lhe apontem erros… prossiga avaliando e fazendo acertos!
6) Por mais que discursem sobre a ingratidão… prossiga ajudando!
7) Por mais que noticiem a miséria… prossiga crendo na prosperidade!
8 ) Por mais que lhe mostrem destruição… prossiga construindo!
9) Por mais que lhe acenem com doenças… prossiga vibrando saúde!
10) Por mais que exibam ignorância… prossiga exercitando a sua inteligência!
11) Por mais que o assustem com a velhice… prossiga sentindo-se jovem!
12) Por mais que plantem o mal… prossiga semeando o bem!
13) Por mais que contem mentiras… prossiga na verdade!

Por mais que usem da forma mais incorrecta o verbo amar, que cada um de nós aprenda a conjugá-lo devidamente e não tenhamos medo de o usar para exprimir os nossos sentimentos, os nossos pensamentos, as nossas acções e as nossas palavras.


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa