»
S
I
D
E
B
A
R
«
Dia de Reis
January 6th, 2016 by M.J. Ferreira

Dia 6 de Janeiro é, por tradição, dia de Reis. Não que os homens sábios que visitaram Jesus após o seu nascimento guiados pela estrela fossem de certeza reis. Diz a Bíblia que eles eram sábios e as evidências, ao contrário do que reza a tradição, apontam a visita para cerca de um mês depois quando Maria e José já estavam numa casa.  

Da mesma forma, a Bíblia não fala num número preciso nem nos seus nomes, se eram pretos ou brancos, gordos ou magros. Diz que eram do Oriente. A descrição pode ser lida nos doze primeiros versículos do capítulo dois do livro de Mateus. A tradição encarregou-se de fazer o resto  e atendendo à descrição das ofertas (ouro, incenso e mirra) pressupôs-se  três pessoas distintas a que se deram nomes – a primeira vez, cerca do séc. VII sendo que, apenas no séc. IX, foram renomeados com os nomes que hoje conhecemos: Baltazar, Gaspar e Belchior. Para além disso, a tradição colocou-os em três diferentes continentes (Ásia, Europa e África) e com aspectos e características diferentes: um homem jovem (Gaspar – o asiático) que oferece o incenso, um  homem maduro (Baltazar – o africano) que oferece a mirra e um homem idoso (Belchior –  o europeu) que oferece o ouro.

Na época que se começou a representá-los com estas características não se tinha conhecimento da América. Além disso, os três fazem referência às diversas fases da vida do ser humano: juventude (Gaspar), maturidade (Baltazar) e velhice (Melchior) e os presentes oferecidos à realeza (ouro),  divindade (incenso) e humanidade (mirra) de Jesus. 

É costume entre nós comer-se nesta data o Bolo Rei e bagas de romã pedindo aos Reis saúde, dinheiro, paz e amor. Há quem diga que a tradição manda colocar três bagos de romã dentro da carteira para ter dinheiro durante o Ano Novo. 

Cá em casa comeu-se romã mas nada de pedidos especiais ou bagas na carteira e, em relação ao bolo rei, este ano, resolvi fazer diferente. Inspirada por um bolo rei folhado que tinha visto no fim de semana, fiz o Bolo de Rei da Avó que era folhado com gila, passas, nozes, frutos caramelizados, canela e maçã. Ficou uma verdadeira delicia e, de certeza, vai ser repetido durante o corrente ano em outras ocasiões. Ou eu não me chame Vó Zé 🙂 .

Mas, verdade, verdadinha! Está ou não está apetecível o bolinho nas fotos em baixo?

img_1063.jpeg

img_1064.jpeg


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa