»
S
I
D
E
B
A
R
«
Alheamento
March 14th, 2014 by M.J. Ferreira

Sou uma pessoa que pensa pela sua própria cabeça em todas as áreas da vida. Dito isto, tenho alguma dificuldade em perceber quando algo acontece na sociedade civil e há propositadamente um alheamento de uma parte da mesma que, do meu ponto de vista, não deveria alhear-se do quotidiano de todos os dias.

Eu explico melhor. Faleceu José Policarpo, cardeal emérito de Lisboa. Apesar das enormes diferenças, algumas delas irreconciliáveis que nos separavam, muitas eram também as semelhanças que nos fizeram ter objectivos e causas comuns. Tenho um profundo respeito pelo homem que foi e não tenho qualquer pejo em afirmar que a sociedade contemporânea perdeu um dos seus mais ilustres pensadores.

Choca-me, quando todos os quadrantes políticos – alguns com posições completamente opostas às defendidas pelo defunto, não se negam à homenagem do homem e hajam cristãos que, por não se identificarem com o catolicismo romano, adoptem o alheamento total da situação numa atitude superior e nada humilde. Não estou a dizer que estes grupos devem participar em exéquias ou fazer orações em que não crêem. O que quero dizer é que o alheamento ao que os rodeia não os leva a ser testemunhas onde mais necessitam de o ser. É por isso que o evangelicalismo em Portugal não consegue infectar/impactar positivamente a sociedade civil e religiosa, continuando fechado em si próprio e numa panóplia de denominações que simulando uma pluralidade saudável, minam a unidade e unicidade de Cristo.


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa