»
S
I
D
E
B
A
R
«
Não há hora marcada
September 2nd, 2013 by M.J. Ferreira

Não escolhemos a hora para o encontro com a morte. Esta surge, por vezes, ou teimamos a pensar que sempre, em momentos impróprios e antes de tempo.
Este pensamento assaltou-me no sábado, depois de almoço, quando, na minha varanda, assisti à morte de um idoso depois de embater com a viatura onde seguia sozinho num placard de publicidade.
Tudo apontou para um AVC que o terá feito afrouxar a viatura até ao embate. Quando olhei, vi apenas um idoso com uma reacção aparentemente normal que parecia denotar a incredulidade do que tinha acabado de acontecer. Não havia outros carros ou peões envolvidos e, tanto eu, na varanda, quanto os clientes da esplanada por baixo da minha casa, aguardámos que o senhor saísse. Mas ele não saiu.
Num espaço de segundos, um esticão forte para trás e o corpo anunciou a morte iminente com uma sucessão de espasmos estertorosos. Uma breve pausa e a nossa impotência e incredulidade assiste ao inexplicável e implacável chamamento da morte.
Os nossos telefonemas para 112 e bombeiros a pedir ajuda não foram suficientes para reverter a situação. As manobras de reanimação não devolveram aquele homem à família. Não que não tenham sido esforçadas. Foram. Ninguém quer desistir. Mas, quando chega o momento de constatar o que já era real, há que ser realista e pro-activo na utilização de meios e equipamentos porque muitos mais estarão a precisar de ajuda.
No chão, fica um corpo sem vida colocado num saco de plástico, à espera de ser removido. A policia tira as notas necessárias para documentar o acidente e o aviso à família. Será apanhada de surpresa.
A nossa vida é um sopro, está escrito na Bíblia. A hora está marcada. Aprender a aceitar e conhecer esta fragilidade conduz-nos e guia-nos à opção da Vida.


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa