»
S
I
D
E
B
A
R
«
Tacinhas da Troika
July 23rd, 2012 by M.J. Ferreira

A Troika tem-nos dado cabo dos bolsos… Tem sido um arrepio nas finanças que saber poupar e aproveitar todas as sobrinhas faz parte da Economia Doméstica. Esta, foi uma disciplina que era obrigatória no antiquíssimo Curso Comercial que frequentei e, embora eu não lhe achasse graça nenhuma na altura, me deu bases excelentes para um eficaz governo do lar.

Em tempos de austeridade há que ser criativo com o que se tem. E, eu tinha um restinho de bolo de chocolate, o equivalente, talvez, a duas fatias. Não dava para todos cá em casa e, por isso, há que inovar. Lembrei-me de fazer umas misturas e saiu um doce muito agradável e rápido que baptizei de:

Tacinhas da Troika

Ingredientes:

1 pacote de natas para bater

2 colheres sopa adoçante em pó

Restos de qualquer bolo (chocolate, noz, amêndoa, pão-de-ló,…)

Doce Ovos q.b. (facultativo)

Preparação:

Bater as natas com o adoçante até estarem bem firmes e, depois, partir os restos de bolo em bocadinhos.

Em tacinhas individuais, colocar um pouco das natas batidas a cobrir o fundo. Em seguida, colocar uma camada de bolo e outra de natas (apenas a cobrir. Decorar com uma colher de sopa de doce de ovos (facultativo) e o que a criatividade ditar, face ao que existe em casa.

Vai para o frigorífico e serve-se frio.

As taças que usei são uns pequenos vasos de vidro, disponíveis no IKEA, para colocar velas. São o tamanho ideal para fazer “render o peixe” quando se quer ter um docinho para visitas e não “pecam” em quantidade. Deixa-nos satisfeitos q.b. e não ficamos com aquele peso na consciência de calorias, açúcares e outras coisas gulosas mas traquinas e malandrecas para a saúde.


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa