»
S
I
D
E
B
A
R
«
Verbo marimbar
December 15th, 2011 by M.J. Ferreira

Já não nos bastava o Acordo Ortográfico para desvirtuar a Língua Portuguesa e ainda temos lições inesperadas e completamente desbocadas sobre o mau uso daquela que nos deixam completamente envergonhados.

Então não é que hoje um senhor deputado do PS, que por acaso até é vice-presidente do seu grupo parlamentar, disse alto e bom som que se estava a marimbar para os credores alemães. Mais, estava a marimbar-se que nos chamem irresponsáveis Até porque, segundo ele, temos uma bomba atómica que podemos usar na cara dos alemães e franceses e essa bomba atómica é simplesmente dizer-lhes olhos nos olhos e, quiçá, com o tradutor do Google a ajudar: ou os senhores se põem finos ou nós não pagamos. E se lhes dissermos isso, afiança o Pedro Nuno Santos, as pernas dos banqueiros alemães até tremem.

Há tão pouco tempo foi Sócrates a dar lições sobre as dívidas que não se devem pagar. Agora, mais um do mesmo partido que, não estando em Paris a estudar Filosofia, ao invés de dar conferencias para universitários, fala em jantares de Natal. Contudo, o mesmo tipo de raciocínio em questões de dívidas. Um não paga e o outro marimba-se! Um foi uma bomba atómica que nos caiu em cima (os danos colaterais continuam intensos…) e outro ameaça com mais uma bomba atómica… Bem senhores, tenham juízo! Ou os senhores se põem finos ou ainda os mandamos para algum hospício.

Entretanto, se calhar, o melhor será aprendermos a conjugar devidamente o verbo marimbar. É que apetece mesmo marimbar-nos para tanta falta de bom senso, de ética e de boas maneiras.

Eu marimbo-me para políticos incompetentes que se marimbaram, marimbam ou marimbarão para Portugal.
Tu marimbas-te para o que te quiseres marimbar porque não posso obrigar-te a marimbar para o que eu me marimbo.
Ele marimba-se porque não conseguiu acabar o curso de Engenharia na Independente como o colega com nome de filósofo.
Nós marimbamo-nos para tantos “marimbanismos”.
Vós (esta pessoa tem tendência a desaparecer)
Eles marimbam-se para o esforço que é estar a conjugar pronominalmente o verbo marimbar sem que saibamos muito bem se nos marimbamos sozinhos ou em grupo.


Ó Zé Seguro, segura-te bem porque tens uns camaradas muito “bombásticos”…


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa