»
S
I
D
E
B
A
R
«
Quando eu era criança…
December 8th, 2009 by M.J. Ferreira

Quando eu era criança, o dia 8 de Dezembro era o Dia da Mãe. Num país de grande tradição católica, o feriado religioso que se celebrava neste dia honrando a mãe de Jesus era, igualmente, aproveitado para se honrarem todas as mães.

Então, a Família, a Pátria e Deus eram, a par dos “3 éfes” – fado, futebol e Fátima, valores intocáveis no Estado de então.

Quando nasci, celebrei este primeiro Dia da Mãe com apenas dois dias. A minha gestação tinha sido difícil e exigiu grandes sacrifícios à minha mãe e, igualmente, ao meu pai. Contudo, o desejo de terem um filho era mais forte que todas as dificuldades que  tinham enfrentado, a morte da primogénita com 6 anos. Foi com uma vontade de ferro, e uma confiança absoluta nos dias da alegria que viriam, que se submeteram a todos os sacrifícios.

Ao pequeno almoço recordei o passado e lembrei-me do primeiro presentinho que então colocaram na minha mãozinha pequenina para ofertar a minha mãe, Era uma bolsinha com chocolates dentro que imitavam libras de ouro.  Hoje reconheço que não podia ser um presente mais a propósito. As libras simbolizavam o pequeno tesouro  que eu representava e lhes tinha sido dado, o chocolate a alegria e as doçuras da maternidade e, a malinha, o lar onde tudo se conjuga para que tudo isto não fique esquecido e perdure para todo o sempre, agora com os meus filhos… depois, com os meus netos…

Os filhos são um tesouro, A família é a melhor coisa,  o pilar de toda a sociedade.

malinha de moedas chocolate

malinha com as moedas de chocolate que a minha
mãe me deu há alguns anos atrás e que guardo com
muito cuidado.


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa