»
S
I
D
E
B
A
R
«
Semana de arrumações uff…uff…
January 6th, 2011 by M.J. Ferreira

Esta semana tem sido marcada por arrumações gigantes. Quer isto dizer que a “tralha” tem sido toda tirada dos sítios onde foi sendo “amontoada” para se proceder à limpeza do espaço e fazer uma escolha daquilo que já não vai ser usado ou não vai ser preciso.

Lembro-me, no passado, de guardar e guardar e tornar a guardar o que quer que fosse pois podia fazer falta. Era assim como que um sentimento de “ter”, de “possuir” terrível. Felizmente este paradigma alterou-se e, hoje, prefiro não desperdiçar o que está bom, no sentido de que aquilo que temos “a mais” é, muitas vezes, o que outros têm a menos. Sinto que toda esta situação confrangedora que o país atravessa espicaçou o sentido de partilha e solidariedade.

Outra coisa boa é que perto de casa há uma paróquia que está a receber todo o tipo de bens para, depois de organizados, fazer a sua distribuição junto dos que mais precisam. Óptimo. Assim qualquer donativo é completamente anónimo; aliás, como penso que deve de ser.

Mas arrumações significa também, no meu caso, encontrar mil e um papelinhos com anotações diversas, cadernos onde fui escrevendo ideias para desenvolver mais tarde, livros e revistas com frases sublinhadas, etc., etc. Confesso que tenho várias dessas ideias mesmo ao lado do computador, num novo monte. Antes que ele caia ou cresça, tenho que o começar a trepar um dia destes. Muito do volume deste monte encontrei ao esvaziar o armário onde guardava os velhinhos cadernos do tempo da licenciatura. “Tadinhos”… já estão bem velhinhos e amarelinhos eheheh. Com esses, quem vai ganhar é a categoria “blogástica” do “Teologizar” que, certamente, me irá merecer algumas gatafunhadelas.

Entretanto, e porque hoje está convencionado ser Dia de Reis, não há como manter vivas as tradições dos nossos avós. Bolo rei já não tem fava nem brinde. Também, diga-se de passagem que nos tem saído bem a fava. Cada vez pagamos mais e mais e nada de brindes. As romãs também não podem faltar e comer os seus bagos está relacionado com
saúde, dinheiro, paz e amor.

Entretanto, ao pesquisar melhor parece que há quem diga que a tradição manda, no Dia de Reis, colocar três bagos de romã dentro da carteira para ter dinheiro durante o Ano Novo que se iniciou. Bem, se me dão licença… termino por aqui que vou pôr 3 sementinhas na carteira e… já agora, aproveito e ponho mais três no congelador para ver se ele está sempre cheio com comidinha. Pelo sim, pelo não, olhem… ponho mais três junto da roupa… pelo menos para ver se ela me serve todo o ano… e, por último mas não menos importante, vou mentalmente guardar mais três no meu coração para que o amor que dedico à família, amigos e pessoas em geral amadureça cada vez mais para que, em qualquer situação, tenha uma palavra sábia, um abraço preparado, um ouvido atento, um sorriso terno, uma gargalhada feliz, uma lágrima empática; a humildade necessária para respeitar diferenças e olhar cada um da forma que Deus o criou e o ama.
Então até amanhã que tenho de ir tratar da romã.


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa