»
S
I
D
E
B
A
R
«
Radicalismo cristão
September 8th, 2010 by M.J. Ferreira

Hoje surgiu a notícia de que um pastor evangélico americano quer queimar o Alcorão para comemorar o 11 de Setembro. Estou simplesmente chocada com o radicalismo deste homem e seus seguidores. Compreendo os medos do mundo referentes às retaliações que a atitude pode levar a cometer mas, o meu choque, é também, com o facto de este homem, de seu nome Terry Jones, ser alguém que tem responsabilidades acrescidas numa comunidade cristã que devia estar a “apascentar” baseado na Palavra do seu Mestre.

Diz Carlos Bernardo González Pecotche que  “a intolerância fecha os caminhos da compreensão, ao mesmo tempo que os da sensibilidade, caminhos aos quais só têm acesso as almas que sabem de sua semelhança com as demais.”

Esta semelhança com as demais é talvez uma das radicalidades do cristianismo (de acordo com o relato de Génesis, o Homem foi criado à imagem e semelhança de Deus). Esta semelhança implica relacionamento, fraternidade, comunhão. Aliás, a própria Trindade é um exemplo de unidade, diversidade e comunhão! Quando pensamos na Trindade, é um pensamento radical!  Porque o cristianismo é radical.

A radicalidade significa ter raízes. Raízes que se vão cada vez tornando mais fundas à medida que se vive a Palavra de Deus. Jesus foi o exemplo mais perfeito desta radicalidade. Morrer na cruz por amor de todos nós e por obediência à vontade do Pai é mesmo muito radical!

Diz a Bíblia: “Amai os vossos inimigos” –  bem, isto é  radical! “Perdoai aos que vos ofenderam” – uahaauuuu… isto é muiiito, mas muiiiiiito radical; “procurai primeiro o reino de Deus e a sua justiça” – todas estas três frases atrás, são exemplos da radicalidade do cristianismo. Não do seu radicalismo!

Radicalismo é agressivo, violento, intolerante. Radicalismo é oposto ao amor cristão e leva a, em nome deste, banir toda a misericórdia, toda a caridade, toda a esperança de quaisquer pensamentos, palavras ou actos praticados no nome de Deus. Radicalismo é medo e ignorância. O mal da ignorância é que vai adquirindo confiança à medida que se prolonga no tempo.



Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa