»
S
I
D
E
B
A
R
«
Mijas para todos os gostos
August 23rd, 2010 by M.J. Ferreira

Eu prometi  que Segunda-feira seria de um outro local e eu gosto de cumprir as minhas promessas. Aliás esta semana brindo-vos com Mijas.Perdoem-me a linguagem mas esta Mijas não tem nada a ver com a Mijas portuguesa. Não estavam a pensar que eu era capaz de fazer um brinde com… mijas, pois não?

Pois cá estamos a viver Mijas.

Não preciso de explicar o significado português de Mijas. Toda a gente sabe que quer dizer mais que uma urina, aquele líquido excrementício segregado pelos rins e contido pela bexiga que depois é expelido por sítio próprio. Aliás, esta conversa até me está a fazer lembrar o ditado que onde “mija” um português, “mijam” logo dois ou três. Um dito muito fácil de provar, sobretudo nos dias de grandes derby quando se sai de um encontro de futebol e, estrada fora, de encontro a muros ou arbustos, lá estão uma série de espécimes machos que não gostam de falhar os provérbios da terra que os viu nascer.

Pois… mas esta Mijas que estamos a viver não é mais nem menos que uma cidade costeira do sul de Espanha onde estarei com parte da família esta semana.

O tempo está estupendo e a água do mar quente, quentinha. Andar na areia é uma aventura que nos proporciona um “bronzeado” agradável mas não há crise. Da mesma forma que ficamos bem “coloridos”, também nos é proporcionado um duche próprio para os pezinhos.

O pessoal da terra entretém-se com o dominó aproveitando o fresco das árvores e os pátios, qual deles o mais bonito, convidam a uma bebida fresca.

Se não gostar, porra! (desculpem-me outra vez a linguagem…) mas o que eu quero dizer é que  tem o Bar Porras para se refrescar.

Mas estar em Mijas Costa e não visitar Mijas Pueblo é um crime que não quisemos cometer. Vale a pena subir a serra (de carro claro!) e visitar este Pueblo conhecido pelos seus burritos. A arquitectura é cativante e convida os veraneantes a percorrer cada rua e ruela, visitando as muitas “ventas” de recordações.

Se os burrinhos não forem um transporte de eleição e diferente para umas voltinhas por Mijas, as charretes estão prontas e disponíveis para todos os que não são tão afoitos.

É difícil não ficar contentado com Mijas porque ele há Mijas para todos os gostos.

Definitivamente ficámos Mijados… quer dizer: amigos de Mijas. A espanhola claro. Porque as portuguesas continuamos a chamar-lhe “xixis”.

Até amanhã.


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa