»
S
I
D
E
B
A
R
«
Bacalhau com Broa (2 Versões)
November 19th, 2009 by M.J. Ferreira

1ª VERSÃO

Bacalhau com Broa na Broa

bacalhau com broa na broa

 

 

 

 

 

 

1 broa de milho pequena e redonda
2 postas de bacalhau
1 cebola
1 folha de louro
3 dentes de alho
azeite q.b.
sal e pimenta preta
Grelos cozidos e salteados em azeite
Batatas a murro

Levar a cozer as postas de bacalhau. Depois de cozidas, deixar arrefecer e limpá-las de espinhas e peles, desfazendo-as em lascas.

Cozinhar  os grelos e as batatas a murro. Reservar.

Na broa deve cortar-se o topo de cima que vai servir de tampa.  Depois, a ambos os pedaços da broa deve retirar-se o seu interior e esfarelá-lo para ser adicionado mais tarde ao bacalhau.

Refogar a cebola picada com alho, louro em bastante azeite. Deixar refogar até a cebola começar a ficar lourinha. Juntar, então, as lascas de bacalhau, um pouquinho de grelos. Rectificar de sal e temperar com pimenta preta. Adicionar o miolo que tinha sido retirado à broa e mexer bem, de modo a que embeba bem o azeite e se misture com todos os outros ingredientes. Se necessário juntar um pouco mais de azeite.

 Colocar toda a mistura no interior da broa e tapar com a tampa. Levar ao forno em prato de barro (como os da sericaia) com bastante azeite. Não é preciso muito tempo porque todos os ingredientes estão cozinhados.

Servir imediatamente colocando ao redor da broa, no azeite quente, as batatas assadas a muro e os grelos.

2ª VERSÃO

bacalhau broa

 

 

 

 

 

 

 

Praticamente os mesmos ingredientes usados em cima.

Aproveitar o interior de uma broa de milho que deve ser esfarelado.

Cozer o bacalhau e depois de cozido, retirar-lhe as espinhas e peles sem o partir muito.

Partir a cebola às rodelas e refogá-la em azeite com alhos e louro (fica mais saboroso se esta cebolada for generosa em quantidade – pelo menos 1 cebola por cada posta de bacalhau). O azeite deve ser em quantidade suficiente para mais tarde regar todo o prato.

Na travessa de servir, fazer uma cama com metade da cebolada.  Na outra metade adicionar o bacalhau tendo o cuidado de não o partir muito para que tome o sabor. Rectificar de sal e temperar com pimenta preta. Depois, colocar ambos na cama de cebola. Rodear (é facultativo) com batatas bebé a murro. Por cima, deve  ser posta a broa esfarelada. Regar com azeite da cebolada e levar ao forno para crestar um pouquinho.

Servir acompanhado de grelos ou com uma boa salada mista.


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa