»
S
I
D
E
B
A
R
«
Que cada um tire as suas conclusões
January 27th, 2010 by M.J. Ferreira

Um mail que recebi há momentos, identifica o excerto de uma publicação com o ano de 1867, cuja autoria se atribui a Eça de Queirós. Não sei se é verdadeira ou não.  Que cada um tire as suas próprias conclusões.

“ORDINARIAMENTE todos os ministros são inteligentes, escrevem bem, discursam com cortesia e pura dicção, vão a faustosas inaugurações e são excelentes convivas. Porém, são nulos a resolver crises. Não têm a austeridade, nem a concepção, nem o instinto político, nem a experiência que faz o ESTADISTA. É assim que há muito tempo em Portugal são regidos os destinos políticos. Política de acaso, política de compadrio, política de expediente. País governado ao acaso, governado por vaidades e por interesses, por especulação e corrupção, por privilégio e influência de camarilha, será possível conservar a sua independência?” (Eça de Queiroz, 1867 in “O distrito de Évora)


2 Responses  
  • Lena Freixo writes:
    January 27th, 2010 at 8:46 pm

    Mas agora, passados quase 150 anos, já não é assim! Pois não?

    A propósito, já passou o seu olho clínico pelo novo orçamento de estado, que mais uma vez chegou depois da hora anunciada? Pois faça-o que está um primor! Para alguns, claro! Valeu a pena esperar!

  • M.J. Ferreira writes:
    January 28th, 2010 at 5:02 pm

    Vou limpar as lentes para seguir o seu conselho.


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa