»
S
I
D
E
B
A
R
«
Impróprio para diabéticos
January 26th, 2010 by M.J. Ferreira

Aveiro é sinónimo de excelente doçaria e tenho-me regalado com os ovos moles, cuja característica forma de apresentação o torna verdadeiramente único. Prefiro-o sob a forma de miniaturas de plantas e animais recheadas com o referido doce ao das barricas de madeira, decoradas com pinturas locais.

Mas, menos doces mas igualmente deliciosas, as “Raivas”, também provenientes de Aveiro, já com uma tradição de fabrico de cerca de duas centenas de anos, são um biscoito com uma forma característica que lembra uma flor muito desajeitada.

Uma receita que encontrei no ivro “Cozinha tradicional portuguesa” de Maria de Lourdes Modesto, editora Verbo apresenta uma receita deste biscoito que não parece complicado (se calhar o mais difícil será a moldagem da flor).
Precisamos para as “Raivas”:

100g de açúcar
75g de manteiga
3 ovos
250g de farinha de trigo
1 colher de café de canela em pó

Mistura-se muito bem o açúcar com a manteiga. Juntam-se os ovos um a um, misturando a massa. Finalmente junta-se a farinha previamente peneirada com a canela. Molda-se a massa com ajuda de farinha em rolinhos muito finos. Com estes rolinhos desenha-se sobre um tabuleiro untado e polvilhado com farinha, umas flores de forma irregular. Leva-se ao forno moderadamente quente.

Ainda não experimentei esta receita mas… bem… é mesmo divertido. No cartãozinho que acompanhava a embalagem que comprei em Aveiro, garantia-me que a mesma tinha o Registo Veterinário: IC-B-BL-06 . E esta, hein?


One Response  
  • Lena Freixo writes:
    January 27th, 2010 at 2:18 am

    Assunto: “Impróprio para diabéticos”

    A diabetes tipo II, não é uma fatalidade exclusiva dos filhos de diabéticos! Pode surgir também em qualquer guloso sedentário!

    Posto isto, tenho a dizer-lhe, que espero que toda essa quantidade de doces fotografada, seja para dividir bastante! É que mesmo para não diabéticos… è muito açúcar!

    Pronto! Já dei bons conselhos!

    (QUE INVEJA!!!!!!!!!!!!) Mas invejar é feio! Já passou!


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa