»
S
I
D
E
B
A
R
«
É Natal
December 10th, 2013 by M.J. Ferreira

Já por diversas vezes mencionei que o Natal não tem nada a ver com os consumismos desenfreados que outras épocas ajudaram a tornar tradição. Felizmente . e desculpem por escrever “felizmente”, os tempos chamados de crise vieram colocar um freio nesse tipo de despesismo, ajudando a revitalizar, se não, fazer renascer o verdadeiro espírito de Natal.

Porque o Natal não tem a ver com riqueza ou pobreza. Aliás, o menino cujo nascimento recordamos, não nasceu em berço de oiro nem teve uma vida fácil. Cresceu como qualquer criança da sua época e, em adulto, sofreu com injustiças, perseguições e até uma morte atroz pregado numa cruz.

Se não for blasfémia, ao escrever estas linhas, estou a recordar a frase de JFK, tão amada em democracia, por ateus, agnósticos, humanistas e cristãos, que diz qualquer coisa como “não é o que o teu país faz por ti mas o que tu podes fazer pelo teu país”. De certa forma, Jesus, o menino do Natal é o homem que melhor exemplificou essa frase nos primórdios da nossa era. Jesus não foi reconhecido pelos seus; no entanto, tudo fez por todos os que se identificaram e identificarão com a Sua Palavra, o Seu Ensino, a Sua Vida, a Sua Morte e, finalmente a Sua  Ressurreição, em qualquer época da História, em qualquer lugar do planeta. Porque o Seu Reino extrapola este mundo e vai para além da compreensão humana. Mas está acessível a todos os que humildemente O buscarem com fé e com verdade.

Por isso, não me venham para cá dizer que não há Natal. Há Natal sim senhora! E ele acontece todos os dias quando Jesus nasce em cada coração aberto para O receber.


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa