»
S
I
D
E
B
A
R
«
Calor e calor
November 14th, 2013 by M.J. Ferreira

Apesar de faltar pouco para o Natal (pouco mais de um mês), as temperaturas estão altas a fazer lembrar que o Verão de São Martinho ainda é o que era 🙂

Por muito estranho que pareça em Novembro, há fotografias de turistas a passear na zona da baixa de Lisboa em calções. No entanto, na outra parte do mundo, as fotos dramáticas após a passagem de um tufão nas Filipinas, mostram bem que não controlamos a natureza nem conseguimos, por muito desenvolvidos que sejam os aparelhos, conter a força dos elementos.

Se por cá temos calor que convida a tirar a roupa, na outra parte do mundo, o auge da temperatura atinge-se com uma enorme vaga de calor humano mobilizada para ajudar milhares de pessoas atingidas pelo tufão. Um calor radiante que com a sua força “aquece” como pode (e deixam) homens, mulheres e crianças desapossados súbita e violentamente de familiares, bens e necessidades básicas.

Há calor e calor. Se o calor que por cá se sente apresenta um elevado grau para a época, o calor que se percebe nas Filipinas reconhece o seu auge no vigor da solidariedade aliado à energia da compaixão e entre-ajuda por todos aqueles que estão a sofrer. E, no meio de tanto sofrimento, corre a notícia de uma jovem que dá à luz no meio de destroços uma criança cheia de vida a lembrar que a vida começa (e recomeça) todos os dias.


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa