»
S
I
D
E
B
A
R
«
Pasmada!!!
May 29th, 2013 by M.J. Ferreira

A semana passada fiquei pasmada quando, a propósito de um seminário para atrair investimento para o Alqueva, ouvi o Presidente da Federação dos Agricultores do Baixo Alentejo dizer que não há mão de obra suficiente em Portugal e tem sido necessário recorrer a trabalhadores do Leste Europeu e do Norte de África para fazer face aos trabalhadores que são necessários para o trabalho que existe.

Fiquei pasmada porque, a exemplo do que aconteceu anos atrás no sector da construção, os portugueses também preferiram sair do ramo e pôr a trabalhar nas obras os imigrantes que cá chegavam. Muitos destes traziam consigo cursos superiores muito superiores aos canudos que por cá se arranjam mas, igualmente, a humildade e a vontade de trabalhar para sustentar a família que, na maioria dos casos, ficava para trás.

Seria de esperar que em tempos em que o desemprego é um papão, os portugueses agarrassem as oportunidades com unhas e dentes. Não gosto de generalizar mas, de acordo com a notícia, parece que continuam a haver trabalhos que não são para os cidadãos (alguns) deste país. Trabalhar na agricultura faz calos, obriga a levantar cedo; coisas que o subsídio de desemprego ou equiparados não provoca.

Não vale a pena dramatizar a falta de trabalhadores portugueses. Mesmo em tempos de crise, continuam uns doutores. Felizmente, ha imigrantes com vontade de trabalhar nos campos alentejanos.

Vamos lá ver quando recomeçarem brevemente as obras em duas grandes vias nacionais se haverá portugueses interessados em trabalhar ou se serão mais uma vez os imigrantes a dar resposta.

Pasmada é como estou! Por estas e outras, não me peçam é simpatia para os números altos no desemprego. Emprego às vezes encontra-se. Mas o que vai havendo por aí exige trabalho e trabalho é para imigrantes.


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa