»
S
I
D
E
B
A
R
«
Ontem foi o Dia da Mãe
May 6th, 2013 by M.J. Ferreira

Ontem, primeiro Domingo de Maio, celebra-se o Dia da Mãe. Fomos almoçar com as matriarcas da família, a minha mãe e a minha sogra. Um almoço afável e prazenteiro, que nos soube bem, e nos remete para a alegria de podermos partilhar momentos preciosos de convívio.

No entanto, à medida que o tempo passa, quando olho para a minha mãe, torna-se, por vezes, difícil, reconhecer a mulher forte, alegre e até vaidosa de outros tempos. À medida que o tempo corre, a locomoção deixa-a retida nas suas próprias tristezas e ela permite-se definhar, agarrada a uma tendência para um manifesto pessimismo que a está a corroer por dentro e por fora, inibindo-a da sua capacidade de tolerar contrariedades, dissabores, infelicidades.

Não tem sido fácil com todas as dores que diz sentir encontrarmos um ponto de conforto reparador da sua energia que a revigore e fortaleça. Desejar um dia feliz torna-se, desta maneira, para além das palavras que se repetem ano após ano, um exercício de amor, paciência e constância. Nem outra coisa seria de esperar. Honrar pai e mãe é bíblico e não nos cabe diluir ou distorcer o significado do mandamento.

Neste Dia da Mãe de 2013, tive o privilégio de estar com a minha mãe mas não só. Eu própria sou mãe e olho com orgulho e apreço o meu menino e a minha menina que me enchem de amor e que tanto amo. Depois, tenho o privilégio de ser Vóvó que é como quem diz mãe da mãe da minha linda pimpolha. Bem feitas as contas, somos quatro gerações de mulheres nesta família: três mães, quatro filhas, uma bisavó, duas avós, duas netas e 1 bisneta 🙂 Contei bem?


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa