»
S
I
D
E
B
A
R
«
Principezinhos
January 6th, 2010 by M.J. Ferreira

Hoje é dia de reis, dia de comer o tradicional Bolo de Rei. Contudo, confesso que é coisa que nunca me apetece pois, habitualmente, tenho muitas sobras do Natal e Ano Novo. Este ano aconteceu exactamente a mesma coisa. Então, toca de aproveitar as sobras e fazer uma coisa nova e comestível. Saiu bem e o nome foi dado pela minha filha. Aqui fica então como fazer nascer “Principezinhos” do tradicional Bolo Rei:

Eu tinha cerca de 550 grs de Bolo Rei. Retirei as frutas de cima e guardei-as para fazer um bolo inglês um dia destes. Depois de retirar as frutas, esfarelei-o com as mãos e piquei na picadora as frutas que estavam dentro do bolo e os bocados mais duros.
Ao farelo juntei 2 colheres de sopa de margarina derretida, 4 colheres de sopa de mel, 150 grs de açucar amarelo, 2 cálices de vinho do Porto e 4 ovos inteiros. Mexi tudo para ligar muito bem. À massa que fica com um aspecto um pouco húmido adicionei umas duas mãos de farinha (o que fiz, foi mesmo polvilhar a massa, de forma a ela ganhar um pouco de consistência).
Finalmente, enchi os buracos de duas formas de queques (se antiaderentes, não é preciso untar) com colheradas da massa que levei a cozer a forno quente préviamente aquecido. Demoraram cerca de 15 minutos a estarem cozidas. Ficaram deliciosos e pronto o Bolo Rei se não se comer, de certeza, vai proporcionar-nos “Principezinhos”.


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa