»
S
I
D
E
B
A
R
«
Rude
May 11th, 2012 by M.J. Ferreira

Dois dias seguidos no Pingo Doce com exemplos de ignorância e rudez na Caixa que atende os clientes prioritários (grávidas, com crianças ao colo, com alguma deficiência de locomoção) onde me incluo, sempre que vou com a minha pimpolha.

Não são apenas os clientes que “usam e abusam” da Caixa destinada a prioritários. A empregada que está encarregue de a gerir faz um péssimo trabalho não respeitando o tipo de Caixa onde está. De modo geral, atende toda a gente que para lá vai sem chamar a atenção dos clientes para o facto de ser uma caixa prioritária e, a maior parte das vezes, sem “ligar” aos prioritários que estão em fila.

São os próprios clientes “prioritários”, que têm de pedir o favor de o deixarem passar à frente porque aquela Caixa específica é destinada a determinado tipo de clientes. Enquanto há uns clientes que apercebendo-se de onde estão, imediatamente cedem a passagem, há outros profundamente indelicados que ruminam sons entre dentes, com maus modos e uma enorme grosseria.

Dois dias seguidos encontrei exemplos tristes de comportamentos rudes. Há pessoas muito toscas que não conhecem patavina de boas maneiras e cortesia. Há também profissionais que deviam ter um pouco mais de “savoir-faire”, isto é o know-how de como executar as tarefas que lhes estão destinadas.

Estou longe de ser perfeita mas tenho uma noção muito precisa de “regras” de desempenho, tanto pessoal como profissional que me fazem “ficar com os cabelos em pé” quando assisto ou vivo este tipo de experiência.


2 Responses  
  • Lena Freixo writes:
    May 12th, 2012 at 12:18 am

    Reparou que para falar da falta de civismo da maioria doa portugueses, utilizou uma expressão em francês e outra em inglês? Pois é! É que em português não se sente necessidade de ter uma! Aqui prevalece o “salve-se quem puder”!

    Ui! Este tema levava-me looonge!

  • M.J. Ferreira writes:
    May 12th, 2012 at 9:52 pm

    Tem toda a razão!


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa