»
S
I
D
E
B
A
R
«
Simplesmente deplorável
May 2nd, 2012 by M.J. Ferreira

Ontem de manhã, porque foi feriado, o padeiro não deixou pão. Tanto nos dias festivos como aos Domingos, atravessamos a rua e compramos o pão no Pingo Doce que abre às 8h30 e permite, por isso, tomar o pequeno-almoço com pãozinho fresco.

Ontem, o meu marido honrou o hábito e lá foi ele, todo lampeiro, buscar o pãozinho para comermos. Regressou nem cinco minutos depois, sem pão e com a notícia que estava tudo doido no Pingo Doce.
Fomos à varanda ver e a rotunda estava completamente bloqueada com carros que não andavam nem para trás nem para a frente enquanto davam buzinadelas sonoras e irritantes.

Percebi que os buzinões com que tinha acordado algum tempo antes, não eram pessoas a festejar o feriado do 1º de Maio; antes, alguns esquizofrénicos que queriam entrar no parque de estacionamento do supermercado para a ganância do açambarcamento a todo o custo. Que maluqueira, que espectáculo simplesmente deplorável.

Viemos a saber mais tarde que até carrinhos de supermercado estavam a alugar por 5€ e que muitos corredores tinham produtos espalhados, estragados, vandalizados simplesmente. Os roubos foram à descarada e muitos não se privaram, mesmo na presença dos filhos, de comer o que encontravam nas prateleiras.

Comprar mais barato todos querem mas tem que haver um mínimo de organização por parte dos promotores dos eventos que não permita comportamentos infelizes, irracionais e ilegítimos por parte dos consumidores.

Enfim, o pequeno almoço não teve pão fresco; comeram-se torradas com pão da véspera. Deliciosas, por sinal! e, orgulhosamente, posso dizer: Eu não fui ao Pingo Doce! Gozei o 1º de Maio aconchegada no calor do lar, doce lar.

Para memória futura aqui fica o registo deste 1º de Maio de 2012. Não o Dia do Trabalhador porque esses desgraçados do Pingo Doce; de doce… nada tiveram; antes, trabalharam muito mais entre caos e confusão. Foi sim o Dia do Consumismo Maior e aconteceu num qualquer Pingo Doce perto de si…:


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa