»
S
I
D
E
B
A
R
«
Uma diferente espécie de esperança
January 5th, 2010 by M.J. Ferreira

A esperança é uma viagem

“O sofrimento produz perseverança; a perseverança, carácter; e o carácter, esperança”  Rom.5:3-4

Olhando para esta frase que caracteriza o sofrimento, parece que seria mais agradável e positivo se a esperança estivesse à frente. Aliás, se fizéssemos uma lista de necessidades face ao sofrimento e às dificuldades que tantos atravessam,  em primeiro lugar teria que estar a esperança. Diz o povo e com razão que “a esperança é a última a morrer”. Nos dias que correm, a esperança, ter esperança é  prioritário. A esperança, da forma que o mundo a retrata é assim como que um sentimento agradável e reconfortante que nos deixa a pairar sobre os tempos difíceis, os sofrimentos,  enquanto se aguardam dias melhores.

No entanto, e olhando mais uma vez para a frase, a esperança é o culminar de muitos e muitos passos de fé que o nosso coração nos vai impelindo a dar e que fortalecem o nosso carácter.

A esperança real encontra-nos onde menos esperamos e mais necessitamos. Então se a vida nos parece difícil e parece que já não aguentamos mais e olhamos para a frente não conseguindo descortinar até onde iremos conseguir, tenhamos ânimo… a esperança já está a caminho. A esperança é uma viagem.


2 Responses  
  • Lena Freixo writes:
    January 6th, 2010 at 3:09 am

    O sofrimento gerará perseverança em pessoas combativas por natureza. Noutras poderá ser motivo suficiente para desalento ou desistência. Estou mais de acordo com a ideia da minha amiga, de que a esperança ficaria melhor em primeiro lugar! A esperança é a força que nos impulsiona até ao fim do caminho, das dificuldades, dos sofrimentos da vida. Também as amplas asas que nos suportam e nos fazem pairar sobre os problemas, para que lá de cima vislumbremos as melhores soluções, e regressemos fortalecidos. PRONTO! JÁ COMENTEI! E AGORA QUE COMECEI, NUNCA MAIS PÁRO! Faça-nos (aos leitores/fãs), o favor de continuar. E como diria alguém:..de ser feliz!

  • M.J. Ferreira writes:
    January 6th, 2010 at 5:23 pm

    Sim senhora. E que mais fácil seria se em vez do pessimismo derrotista prevalecesse a vitória da esperança. Bem que faria todo o sentido a frase celebrizada pelo saudoso Solnado: Façam o favor de ser felizes!


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa