»
S
I
D
E
B
A
R
«
Os gregos que me perdoem
February 22nd, 2012 by M.J. Ferreira

Há quem pretenda e insista que temos os mesmos problemas da Grécia. Há quem não desista de apregoar aos quatro ventos que se a Grécia cair, vai todo o mal da actual conjuntura desabar em cima de nós.

Eu estou do lado dos que pensam que não temos nada a ver com os gregos e o que se passa lá é bem diferente do que se passa aqui (com pena de alguns meninos de esquerda, digo eu,  …). Por terras gregas, eles estão a ver-se gregos porque incapazes de aceitar mudanças incontornáveis que não se podem evitar ou ignorar. Têm preferido o caos, a anarquia e a desconsideração por tudo o que foi acordado com o consequente descrédito, desonra num estertor demasiado ruidoso que tem prolongado artificialmente a agonia da bancarrota.

Por cá, nós estamos a ver-nos gregos (e o uso desta expressão – no bom sentido – é a única e possível semelhança que se pode encontrar), dizia eu, estamos a ver-nos gregos porque as mudanças que se impunham, e que estamos a implementar com algum êxito, exigem uma enorme resiliência. Mas vamos superar e vamos recuperar de todas as adversidades.

Agora, os gregos que me perdoem mas todo o dinheiro que for entregue para resgatar a Grécia da bancarrota é dinheiro deitado à rua. Um cancro não se trata com pensos rápidos e o povo grego não vai em terapias de espécie alguma.

Os gregos que me perdoem mas já o escrevi aqui e continuo a acreditar que a Grécia, e os gregos em particular, nada estão a fazer para merecer a nossa confiança, para merecer os nossos euros. É que os euros, hoje em dia, para serem ganhos e merecidos, precisam de muito suor e esforço, de muita coragem e determinação e, por cá, bem sabemos que eles não caem do céu… Pelo menos para nós!!! Porque para os gregos já se fala em perdão parcial…

Não estou a ser egoísta; antes, estou a ser realista!

Ai… ai… porca política onde se movem tantos interesses, conluios, hipocrisia e cinismo que manipulam realidades. Tanta ilusão, tanto erro, tanta mentira, …


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa