»
S
I
D
E
B
A
R
«
Deficiências
October 26th, 2011 by M.J. Ferreira

No Sábado passado os dois bebés periquitos que nasceram no viveiro recentemente construído saíram do ninho.

Eu já sabia que eram dois por causa das cabecinhas que espreitavam pela abertura do ninho; muito provavelmente, analisando o “mundo” que os esperava enquanto reviam as lições que sobretudo o pai periquito, nesta última fase, cuidava que soubessem.

Os bebés são muito parecidos. Um já tenho a certeza que é macho. O outro ainda não está tão bem definida a cor da cera por cima do bico. Contudo, fiquei surpresa quando vi que um dos bebés apresenta uma deficiência acentuada nas patinhas. Em vez de os dedinhos das patas estarem separados, numa das patas estão colados e na outra sobrepõem-se.

A dificuldade para pousar equilibrado nos poleiros foi notória nas primeiras horas mas, hoje, passados que são já meia dezena de dias sobre a “grande aventura” já se adaptou à sua condição e faz tudo o que as restantes aves fazem, embora escolha os locais do viveiro onde pode pousar com mais conforto.

Realmente estou encantada com o que “aprendo” com o viveiro de aves. Já me tinham mostrado que é possível co-habitar juntos, apesar da diversidade de raças e bicos que muitos teimam em não querer misturar.

Agora ensinam-me uma nova lição sobre diferenças e dificuldades. Realmente, face à deficiência, este bebé periquito mostrou bem que é nas adversidades que se revela a capacidade de luta que há em cada ser vivo.

Depois, o ser diferente não significa que se seja desigual. Ele não se sente assim. Apenas invocou para si próprio diferentes recursos sem abdicar do direito de ser diferente. Até porque quando se perde o direito de ser diferente perde-se o privilégio de ser livre.

Livre como os passarinhos…


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa