»
S
I
D
E
B
A
R
«
A chuva continua
December 29th, 2009 by M.J. Ferreira

Mais uma vez estamos preocupados. A chuva não pára de cair e tememos que o rio transborde e inunde o local onde vivemos e trabalhamos.

Sempre que acontecem períodos de grande pluviosidade que fazem aumentar substancialmente o caudal do rio que corre a poucos metros, começamos a olhar uns para os outros – moradores e comerciantes – e interrogamo-nos sobre os últimos conselhos da Protecção Civil, as horas das marés e esperamos. Entretanto, colocam-se mais altas as coisas que estão rente ao chão, protegem-se as entradas, preparam-se as botas de borracha para o que der e vier, acautelamo-nos e aguardamos. Olham-se os noticiários, assiste-se aos estragos noutras terras, presenciam-se imagens de pessoas derrotadas pelas águas impiedosas que tudo levam, reza-se, prevenimo-nos e vigia-se. Espera-se com paciência a que impaciente, frenética e sôfrega se pode aproximar no tempo de que não conhecemos a hora. Só nos resta velar com serenidade e ter esperança.

Hoje de manhã fui a Loures. A rotunda a seguir à ponte há já dois dias que não resiste. A água, a lama, a confusão, sempre as mesmas conversas, as mesmas culpas, as lágrimas e  a mesma disposição de entreajuda entre os afectados. Há que limpar, há que eliminar com determinação e forças que vêm lá bem do fundo  a imagem das perdas, dos estragos, dos transtornos. Há coragem, há determinação, há solidariedade. Quanto mais depressa for limpo e contabilizado, mais depressa os olhos se enxugam e os sonhos continuam. Mas hoje não pára de chover.

Imagens da rotunda pelas 11 horas da manhã, quando já tinha passado o pior:


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa