»
S
I
D
E
B
A
R
«
Não sou loira!!!
September 19th, 2011 by M.J. Ferreira

Não sou loira mas juro que não entendo!!!!
Hoje ouvi uma notícia sobre a dívida dos PALOP a Portugal. Ao que parece, os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa deviam, no final do ano passado, 2.407 milhões de dólares (cerca de 1,76 mil milhões de euros). Contudo, a minha atenção ficou presa quando ouvi que no topo dos países com a maior fatia de dívida está Angola que deve cerca de 1.056 milhões de euros, ou seja mais de 62 milhões.
Repito: não sou loira, mas juro que não entendo!
Luanda é a capital mais cara do mundo e ainda no passado sábado o CM trazia um artigo sobre o nível de vida dos angolanos que gastam centenas ou milhares de euros em compras na Avenida da Liberdade, todas as semanas.
Pisco os olhos, sacudo a cabeça para ver que estou bem acordada, mas juro que não entendo!
Ouvem-se todos os dias notícias sobre possíveis investimentos angolanos em Portugal. Já compraram o BPN e analisam mais dos “saldos” que temos para vender.
Devo ser mesmo burra mas juro que não entendo!
Angola é um país naturalmente rico em petróleo, diamantes e minério de ferro. Então, não tem uns troquinhos para nos pagar, que nos dava tanto jeitinho?
Há sempre um senão… Um relatório publicado recentemente pela Fundação Open Society considera Angola o país pobre mais rico do mundo. Há enormes desigualdades sociais, uma enorme discrepância na distribuição da renda, uma chocante coexistência entre a elite rica, os ultra-ricos e uma enorme parte da população, completamente analfabeta e paupérrima.
No entanto, é o Governo o principal receptor das receitas provenientes dos recursos mais valiosos do país e das maiores exportações, no caso do petróleo e diamantes. então, “cadê” os nossos troquinhos!!! Não há?
Como é possível? Não percebo de política internacional mas o que parece, assim à primeira vista, é que alguém (alguns) anda(m) a gerir muito bem a riqueza nacional em proveito próprio, em vez de administrarem os recursos de acordo com as necessidades do país.
Pois… assim não dá…
Não sou loira!!! Não sou burra!!! Mas, juro que não entendo!!!


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa