»
S
I
D
E
B
A
R
«
9/11
September 9th, 2011 by M.J. Ferreira

Domingo é dia 11 de Setembro. O que aconteceu há uma dezena de anos na cidade que nunca dorme é,  ainda hoje, um choque tremendo.

A foto de Todd Maisel : “The Hand”  que mostra caída no asfalto da Liberty Street, uma mão arrancada de um braço, da qual saltam tiras de carne e um pedaço de osso partido é uma imagem chocante, macabra, cruel, perturbante e assustadoramente real sobre o pesadelo vivido naquele dia.

Arrisco escrever que, independentemente de toda a destruição, devastação e desgraça que encerra, o dedo aponta para o futuro. Um futuro, como diria Anatole France, oculto atrás dos homens que o fazem. Oculto mas não de trevas, com caos mas a que se sobrepõe a fé e a esperança.

Olhando para o passado que nos dita a história do futuro, vivemos o presente enfrentando cada dia com a esperança que faz a diferença num mundo de muitas diversidades e divergências onde os homens aprendem todos os dias a ultrapassar os grilhões da violência, do despotismo, do fanatismo e de todos os diversos rostos da abjeção e da miséria.

Para memória presente e futura, aqui fica uma excelente compilação de fotos devidamente catalogadas sobre um dos dias que marcou o mundo.

Para ver clique sobre: “Here is New York: a Democracy of Phtotographs”


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa