»
S
I
D
E
B
A
R
«
Ooopssss….
June 2nd, 2011 by M.J. Ferreira

Oooppsss….Então não é que hoje é Quinta Feira da Espiga e eu não tenho espiga 🙁
Porque é que este é um problema? Pois… eu explico. Tradicionalmente a “espiga”, apanhada no dia que, quarenta dias após a Páscoa, se celebra a ascensão de Jesus aos céus, é uma festa que começa com um passeio matinal, em que se colhe espigas de vários cereais, flores campestres e raminhos de oliveira para formar um ramo que chamamos de espiga. Segundo a tradição o ramo deve ser colocado por detrás da porta de entrada, e só deve ser substituído por um novo no dia da espiga do ano seguinte.

As várias plantas que compõem a espiga têm um valor simbólico profano e um valor religioso. Crê-se que esta celebração tenha origem nas antigas tradições pagãs e esteja ligada à tradição dos Maios e das Maias.

O dia da espiga era também o “dia da hora” e considerado “o dia mais santo do ano”, um dia em que não se devia trabalhar. Era chamado o dia da hora porque havia uma hora, o meio-dia, em que em que tudo parava, “as águas dos ribeiros não correm, o leite não coalha, o pão não leveda e as folhas se cruzam”. Era nessa hora que se colhiam as plantas para fazer o ramo da espiga e também se colhiam as ervas medicinais. Em dias de trovoadas queimava-se um pouco da espiga no fogo da lareira para afastar os raios.

A simbologia por detrás das plantas que formam o ramo de espiga:
Espiga – pão;
Malmequer – ouro e prata;
Papoila – amor e vida;
Oliveira – azeite e paz; luz;
Videira – vinho e alegria e
Alecrim – saúde e força.

É claro que o passeio pelo campo, que ainda me lembro de ter realizado, foi há muito substituído pelos cestos carregados de espigas que hoje se vendem pelos mercados. Este ano não cumpri a tradição de ir até à Malveira abastecer-me de espigas que distribuo pela família. A minha sogra bem que mo lembrou. Mas pronto. De tradição, nickles, niente, nada. Fica o significado do dia que representa a esperança de uma certeza que me vem pela fé e a responsabilidade de cumprir deveres e obrigações com honestidade, perseverança, valores, ética, firmeza e tenacidade.


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa