»
S
I
D
E
B
A
R
«
Se…
March 21st, 2011 by M.J. Ferreira

Há tantos “se” na vida.
Temos a natural tendência de, mesmo depois das coisas acontecerem ou estarem prestes a concretizarem-se, continuar a remoe-las continuamente colocando as mais variadas hipóteses de finalização, como se não soubéssemos ter alvos ou alcançar metas, como se não soubéssemos atinar com o rumo que as decisões que tomamos dão à nossa existência. São os “se” das nossas indecisões, perplexidades e dúvidas.

Mas há os “se” condicionais. São aqueles que usamos nas frustrações, nas ameaças nas ilusões e nos sonhos por realizar.

Mas há outros “se”. Os “se” saudosistas como se o passado tivesse o que se procura no presente, como se a maturidade dos anos que passam não tivessem trazido nada de bom.

Mas também há os “se” da saudade e é nesses “se” que estou a pensar. No sábado foi Dia do Pai e o meu pensamento, em cada ano que passa, desde que o meu pai partiu, foi pensando nele “se nos pudésses ver…”

Pai, se nos pudésses ver agora ias estar inchado de orgulho e vaidade. Não que o não estivésses igualmente outrora; mas, pai se nos pudésses ver ias reparar na mãe que envelhece lentamente presa ao amor que ainda sente por ti. Ias ver como eu já tenho cabelos brancos que vou disfarçando com uns retoques e a família que com o teu genro temos construído a cada dia. Ias ver como os teus netos cresceram e como nos continuam a orgulhar. Ias ver a tua neta casada com um rapaz maravilhoso e… sabes, ias ver a tua primeira bisneta que é linda.

Pai, se nos pudésses ver… Mas nós continuamos contigo, com a tua memória e com o exemplo que nos deste como homem, como filho, como esposo, como pai, como avô, como amigo.

No sábado foi Dia do Pai e tive saudades tuas.


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa