»
S
I
D
E
B
A
R
«
Caem de pé
February 8th, 2011 by M.J. Ferreira

Já tinha referido ontem o dito: as árvores morrem de pé. Hoje assisti ao abate de alguns pinheiros que estavam mortos com uma doença que tem dizimado pinheirais do centro-sul. É impressionante. Caem de pé, direitos, orgulhosos do que foram e do que serão. De abrigo e poiso de muitos pássaros, deram sombras – refrescando os dias de Verão para, depois de abatidas, aquecerem os dias frios de Inverno.

O trabalho do abate exige sabedoria e mestria, sobretudo num parque de campismo onde muito material está instalado e não convém que se estrague.

Exige também força; as moto-serras são pesadas, barulhentas, de dentes bem afiados, e precisam de ser manejadas com pulso firme.

Mas, se este é um trabalho para homens de barba rija, não se pense que não podem existir emoções. Um dos homens a fazer o trabalho foi um dos plantadores que, há vários anos, desenhou as ruas, os alvéolos, plantando os pinheiros bebés que hoje são adultos. A sua emoção é válida e mostra a todos os presentes o valor da vida, ainda que essa vida seja apenas a de simples pinheiros que caíram de pé.


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa