»
S
I
D
E
B
A
R
«
Bill Gates
January 13th, 2011 by M.J. Ferreira

Mais apontamentos do monte nascido com as arrumações da semana passada, transformam-se hoje no texto que apresenta alguns conselhos que Bill Gates terá dado numa conferência para alunos da secundária sobre 11 coisas que eles não aprenderiam na escola.

É um texto curioso que nem sequer sei se realmente é da autoria de Bill Gates mas, se assim é, é engraçado ver como pensa um dos homens mais ricos da actualidade. Se por acaso, ele não é o autor e alguém se fez passar por ele (toda a gente sabe que numa qualquer apresentação, se precisarmos de citar fontes, é sempre melhor citar de alguém que seja conhecido de todos) diz o povo que o que não mata engorda.

Não interessa muito o autor. Se é o Bill, ele fica com o crédito, se não é, com o crédito fica. Mas para dar substância à história, diz a mesma que de uma forma muito concisa, quando todos pensavam que Bill Gates ia fazer alguma palestra, ele apenas falou uns escassos 5 minutos. Foi o suficiente para ser aplaudido por mais de 10, antes de se retirar no seu helicóptero.

Ele falou sobre como a “política educacional de vida fácil e facilitada” para as crianças tem criado gerações sem um conceito da realidade e como esta política tem levado os jovens a falhar na vida para além escola. Foram estes os seus conselhos:

Conselho 1: A vida não é fácil! Acostumem-se a isso.

Conselho 2: O mundo não está preocupado com a vossa auto-estima! O mundo espera que vocês faça alguma coisa de útil por ele ANTES mesmo que se possam sentir bem convosco próprios.

Conselho 3: Vocês não vão ganhar 40.000 por mês assim que sairem da escola! Vocês não serão vice-presidentes de uma empresa com carro e telefone à disposição antes que tenham conseguido comprar o vosso próprio carro e o vosso telefone última geração.

Conselho 4: Se vocês acham que têm professores rudes e chatos, então aguardem até ter um Chefe. Ele não vai ter pena de vocês em praticamente nenhuma circunstância.

Conselho 5: Lavar carros ou trabalhar durante as férias não está abaixo da vossa posição social. Certamente os vossos avós têm um nome para esse tipo de tarefas: oportunidade.

Conselho 6: Se vocês fracassarem, a culpa não é dos vossos pais. Então, não lamentem os vossos erros, antes, aprendam com eles.

Conselho 7: Antes de vocês nascerem, os vossos pais não eram tão chatos como são agora. Eles terão ficado assim porque tiveram de pagar as vossas contas, levar-vos à escola, fazer-vos comida, lavar as vossas roupas e ouvir algumas vezes vocês dizerem que eles são “velhos”, “estúpidos”, “ridículos”. Então, antes de salvarem o planeta para a próxima geração querendo consertar a geração dos vossos pais, tentem limpar o que sujam, arrumar o vosso próprio quarto e serem amáveis para a vossa mãe.

Conselho 8: A vossa escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e vencidos, entre bons e maus alunos, porque “traumatiza” as crianças, mas a vida não é assim. A vida vai fazer sempre esta distinção. Em algumas escolas vocês nem chumbam e ainda podem ter várias hipóteses até acertarem. Isto NÃO se parece absolutamente NADA com a vida real. Se pisarem o risco, estão despedidos…, RUA !!!!! Façam o correcto logo na primeira vez!

Conselho 9: A vida não é dividida em semestres. Vocês não terão sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados os ajudem a cumprir as vossas tarefas no fim de cada período.

Conselho 10: A Televisão e afins NÃO é a vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho, o clube, a consola e ir trabalhar.

Conselho 11: Sejam pessoas dignas com aqueles estudantes que todos julgam que são uns nerds. Existe uma grande probabilidade de vocês virem a trabalhar PARA um deles .

E pronto. O monte ainda não se vê mais pequeno mas… folha a folha, vai-se descendo 🙂


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa