»
S
I
D
E
B
A
R
«
Semana do Natal – Terça-Feira
December 21st, 2010 by M.J. Ferreira

A semana corre tão depressa e parece que os dias são mais pequenos. O tempo não chega para tudo. Há carros por todo o lado e as pessoas cruzam-se sem paciência, sem um sorriso, praguejando nas filas intermináveis para o que quer que seja. Onde fica o espírito de Natal?

O stress acumulado acaba por ser descarregado ao fim do dia depois de mais uma série de filas para chegar a casa ou a um segundo emprego, a umas horitas extras que fatigam mais que recompensam. Quem paga as favas é a família que o desgaste diário não deixa acarinhar, ouvir, sentir, … Onde fica o espírito de Natal?

As férias dos miúdos transtornam, obrigam a novas rotinas, há o desligar de regras, a “liberdade” para aventuras que a escola não permite (só até uma certa idade… porque à medida que a idade avança, não há escola que resista). As improvisações cansam, o tédio é enfadonho e a companhia dos putos é a TV com séries e programas que em nada contribuem para o bom senso ou a consola onde vingam frustrações. Onde fica o espírito de Natal?

Todos os dias o número dos desempregados aumenta, uma nova notícia sobre negócios onde a ética ficou na gaveta aparece escarrapachada nas páginas dos jornais, os atropelamentos e acidentes atropelam-se por razões às vezes tão irresponsáveis, o estado da nação deambula moribundo e pestilento, a esperança encolhe-se e os olhos estão tristes. Onde está o espírito de Natal?

A fome existe. Os pobres crescem em número. O número de crianças em instituições à espera de um projecto de vida continua alto. As condições meteorológicas e o planeamento humano têm provocado estragos enormes. Lares foram destruídos. Postos de trabalho voaram e inundaram. Há promessas, mas esperar pela sua realização deixa cabelos brancos e rugas na testa. Onde está o espírito de Natal?

O espírito de Natal está onde sempre esteve, disponível para quem o quer receber. A frase vai ser a mesma ao longo da semana. O Natal começou no coração de Deus e só está completo quando alcança o coração do homem. Por outras palavras, o espírito do Natal acontece quando Jesus nasce nos nossos corações. Já nasceu no seu?


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa