»
S
I
D
E
B
A
R
«
“Agradeço pela crítica mais severa apenas se ela permanecer imparcial”
July 1st, 2010 by M.J. Ferreira

As Páginas em Construção no Facebook têm crescido devagarinho mas com “fãs” leais que “gostam”, “comentam” e provocam o diálogo.

Esforço-me por não deixar ninguém sem uma resposta. Sinceramente, penso que dar feed-back aos diversos comentários é um gesto educado em termos de relacionamentos e, sendo verdade, que não conheço a grande maioria das pessoas que têm acesso à Página, também é verdade que se os “posts” diários lhes provocaram alguma reacção, então, elas merecem ser tratadas como estando fisicamente presentes e, por isso, têm direito à minha simpatia. Faz aos outros o que queres que te façam a ti é a “regra de ouro” bíblica que nos impulsiona a uma atitude positiva perante a vida e o que ela contém.

O mesmo faço no Blogue. Sempre que há comentários, apreço-me a responder. Aprecio comentários, opiniões, desabafos. Tal como Otto Bismarck (“agradeço pela crítica mais severa apenas se ela permanecer imparcial”), eu também agradeço as críticas; porque, uma crítica, quando bem feita, é sempre construtiva, faz-me crescer enquanto bloguista e “espicaça-me” para fazer mais e melhor.

Ainda bem que este diálogo de comentários acontece. Os relacionamentos são bens preciosos e devem ser estimulados com sabedoria e bom senso. Fartamos-nos de ler sobre os perigos que as redes sociais podem conter. Precisamos de discernimento, de apreciar, de distinguir, de saber escolher. Nem tudo vale a pena. Eu própria, já denunciei conteúdo abusivo num fã que prontamente foi eliminado da rede social. Quando enveredamos por este tipo de redes não podemos prescindir, não só de critérios, de valores, de ética mas, igualmente, precisamos de saber muito claramente o que queremos e o que podemos e não podemos fazer para lá chegar.

E agora eu sei muito bem que quero ver as minhas séries no AXN e para “lá chegar” eu só tenho de publicar e apagar o computador. Até amanhã.


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa