»
S
I
D
E
B
A
R
«
Tranquibernices…
May 21st, 2010 by M.J. Ferreira

Hoje aprendi uma palavra nova: tranquibérnia.

Diz o Dicionário da Língua Portugesa (Porto Editora) que “tranquibérnia” significa: “confusão, desordem, misturada, negócio de má-fé, trampolinice, falcatrua, tramóia, fraude, trapaça, burla”.

Há algumas palavras derivadas como “tranquiberneiro” (o que faz tranquibérnias); “tranquibernice” (a mesma coisa que tranquibérnia) e até o verbo “tranquibernar” que também se pode dizer “tranquiberniar”.

Sinto-me mais culta, sem dúvida. Tem sido um gozo particular conjugar o verbo nos seus tempos presente, passado e futuro, em todas as pessoas. É um passatempo recomendável que, se feito em grupo, não deixará de ser revelador de quem tem perfeitos conhecimentos da conjugação verbal, bem como, da capacidade de nos divertirmos e rirmos com vontade ao ouvirmos as diversas conjugações neste nosso dialecto ainda sem o acordo ortográfico.

Outro exercício deveras interessante é a construção de frases utilizando os substantivos acima mencionados aliados à conjugação do verbo. Por exemplo:

Hoje, na Assembleia da República assistiram-se a mais tranquibernices iguais ou parecidas a tantas outras tranquibérnias que por lá se têm passado. São sempre os mesmos tranquiberneiros que tranquibernam sobre tudo o que podem tranquiberniar.

Por outras palavras, na AR, assistiu-se a mais uma discussão de constrói e não constrói, adia ou não suspende o TGV. Mente-se e desmente-se. Apela-se ao sofrimento com falta de seriedade e convicções. Uma misturada sobre se paga ou não paga, desde Janeiro ou desde Junho, mais IRS ou mais IVA. Muita má-fé que desmascara a inverdade conveniente de não se aumentavam os impostos. Acusa-se, mente-se, garante-se, acorda-se , tudo em várias dimensões, com convicções à medida do estritamente necessário.

Estamos cheios de tranquiberneiros que nos querem atirar as suas tranquibernices para os olhos.
Temos de dizer: Basta de tranquibérnias. Vão tranquibernar para outro lado!


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa